Como organizar as finanças do seu pequeno negócio?

Montar um negócio é um desejo de muitas pessoas mas devido a toda a burocracia pode não ser algo fácil de ser feito, pois logo no começo é necessário fazer um planejamento com todos os custos referentes a contas de água, energia e telefone, além de outros compromissos, verificando se não existem contas atrasadas. Você pode baixar a segunda via dessas faturas pela internet, clique aqui para aprender mais.    

Depois disso, também é preciso pensar em um plano estratégico para que você consiga atrair clientes, e até mesmo para fazer o nome da sua empresa.

Veja abaixo as nossas dicas de como organizar as finanças do seu pequeno negócio e não ter dores de cabeça futuras.

Tenha um controle de caixa

Antes mesmo de ter o seu pequeno negócio funcionando efetivamente, você já deve providenciar o controle do caixa, hoje em dia existem muitos programas de computador que fazem isso facilmente. Antes era necessário anotar tudo em um grande livro de caixa, onde ficavam as entradas e saídas de dinheiro e apenas no fim do dia ou no fim do mês que eles eram consultados.

Hoje com o computador é mais fácil, pois você anota pelo notebook e já é calculado tudo automaticamente. Mas o aconselhado é que mesmo antes do seu negócio ter saído do papel, você já comece a preencher o seu controle de caixa, para que assim saiba quais são os gastos que você está tendo desde o início até quando você começar a ter lucros com o seu pequeno negócio.

Aplicativo de celular

Mesmo com os programas de computador, para organizar as finanças os aplicativos de celular são muito importantes, pois eles estão acessíveis o tempo e você pode usar a qualquer momento e de qualquer lugar, o que faz com que você não esqueça de anotar qualquer tipo de gasto que você tenha.

Existem diversos tipos de aplicativos de celular para que organizar finanças, alguns são voltados exclusivamente para empresas e possui funcionalidades que facilitam o controle das finanças do seu pequeno negócio para que você não se perca com os gastos e lucros que a empresa pode gerar.

Tenha um contador

Falamos sobre programas de computador, aplicativos de celular, mas o que também é muito importante é ter um bom contador para poder fazer os cálculos do seu pequeno negócio, principalmente se você for ter funcionários junto com você.

É possível contratar uma consultoria contábil ou ter uma empresa ou contador pessoal trabalhando diretamente com a sua empresa. A vantagem das duas últimas opções é que você tem uma pessoa de confiança cuidado da vida financeira da sua empresa.

No começo você pode pensar que ter um contador é algo caro, mas com o tempo vai perceber que é um investimento necessário para que você não prejudique a saúde financeira do seu pequeno negócio, principalmente antes de começar a dar lucro de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *