Como uma carta de crédito pode te ajudar a realizar seus sonhos!

A carta de crédito é o grande troféu de um consórcio. É o documento que via levar você até o bem tão sonhado.

E hoje em dia, a carta de crédito pode representar conquistas que vão muito além de um imóvel ou de um veículo – os bens mais comuns – e acredite, tem coisas que podemos investir através de consórcio e realizar sonhos incríveis e poucas pessoas sabem.

Vamos falar de como uma carta de crédito pode te ajudar a realizar sonhos.

Mas antes: você sabe como funciona um consórcio?

O consórcio é um produto financeiro onde a empresa abre um grupo para que pessoas se candidatem a uma carta de crédito de um determinado produto ou serviço e num valor definido.

Essas pessoas pagarão mensalmente as parcelas por um prazo que normalmente fica entre 2 e 3 anos. A cada mês, é feita uma assembleia onde:

  • Uma pessoa é sorteada e recebe uma carta de crédito no valor estipulado.
  • Outra carta é entregue à pessoa que fizer o maior lance – quantidade de parcelas que vai antecipar, da última para trás.

Sendo assim, a cada mês, duas pessoas são contempladas (é o nome que é dado a quem recebe a carta de crédito).

Ou seja, por questão de sorte, uma pessoa vai receber uma carta com apenas 1 mês pago. Ela receberá a carta e continuará pagando o consórcio normalmente.

Quais as vantagens do consórcio?

Então podemos dizer que o consórcio é uma espécie de poupança para ter o sonho no final do prazo, no máximo, e podendo recebe-lo antes.

A grande vantagem é a disciplina financeira: se pouparmos a parcela em uma caderneta de poupança, provavelmente usaremos o dinheiro antes do prazo ou não teremos a disciplina com o valor ou pularemos meses.

Com o consórcio, se você não pagar, a carta é perdida. E não esqueça: você irá resgatar o tipo de bem que você definir na compra do consórcio.

A carta de consórcio é aceita no mercado?

Essa parte é extremamente simples, pois a carta de crédito é considerada um cheque administrativo – com completa segurança de recebimento para o vendedor.

Para ele, também é a garantia de que o dinheiro sairá diretamente da financeira para a conta dele, sem depender de ter fundos na sua conta. Então não há motivos para recusar a venda.

Outro aspecto importante é que a carta é nominal; portanto se for extraviada, ela não terá valor algum na mão de terceiros e você deve comunicar imediatamente a financeira para emitir outra.

Estou com uma carta de consórcio. Como faço?

Após ser contemplado, você recebe a carta e poderá procurar no mercado o bem que você definiu e comprar diretamente, sem precisar de autorização prévia da empresa de consórcio.

Se o bem escolhido for de valor superior à carta, você pode complementar com seus recursos ou até financiar a diferença – isso é definido com o vendedor.

Se o bem escolhido for de valor inferior à carta, você pode usar a diferença para pagar impostos e taxas se for o caso ou usar para pagar prestações pendentes do consórcio.

Quais os tipos de consórcio que existem?

Os dois tipos mais conhecidos são:

  • Imóveis: você pode comprar um consórcio de um apartamento e usar a carta para comprar uma casa, porque ambos são imóveis.
  • Veículos: aqui existe a segmentação para carros de passeio, caminhões, veículos de construção ou agrícolas, e a carta é liberada para comprar um bem na mesma categoria.
  • Reformas de imóvel.
  • Procedimentos de saúde (principalmente os estéticos).

Existem outras modalidades de bens que podem estar em consórcio.

Quer saber mais informações? Acesse carta de crédito contemplada e não deixe seus sonhos acabarem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *