Economia

Como diminuir a conta de energia em empresas alimentícias

2 Mins read

Um dos segmentos da indústria que encontra a maior conta de energia no final do mês é o de alimentos e bebidas. Eles representam uma grande parcela dos empreendimentos brasileiros e podem ver a sua rentabilidade diminuir por conta do aumento do preço da energia elétrica.

Mas algumas técnicas e investimentos são capazes de reduzir o consumo de energia elétrica e ajudar os negócios da indústria alimentícia a se desenvolverem sem se preocupar com a conta de energia no final do mês. Conheça alguns desses métodos.

Energia solar

Uma fonte de energia sustentável e renovável, a energia solar tem se transformado na primeira opção entre empresários que visam obter lucro e alta rentabilidade a longo prazo. 

Uma excelente maneira de diminuir a conta de energia no final do mês é instalar as micro usinas fotovoltaicas no telhado do empreendimento. Além de diminuir a conta de energia, o empreendimento vai se beneficiar de uma energia sustentável, o que o aproxima de um dos principais pilares para os negócios atualmente.

Qual é o investimento da energia solar?

Apesar de, a princípio, parecer que o investimento em energia solar é alto ou um gasto a mais no orçamento da empresa, esse tipo de energia elétrica é uma das melhores opções para reduzir custos.

Com a alta procura nos últimos anos, ter o seu próprio painel fotovoltaico ficou cada vez mais acessível e dentro do orçamento de empresários de qualquer tamanho. Sua economia é tanta que possibilita o empreendedor a investir em outros setores, já que agora conta com autonomia de energia elétrica.

O investimento inicial costuma ser mais alto que o da conta de energia elétrica tradicional, mas a economia a longo prazo paga os gastos iniciais e altera a conta de luz a longo prazo, já que os painéis fotovoltaicos costumam durar, pelo menos, vinte e cinco anos. 

A energia solar instala uma estrutura auto suficiente no próprio estabelecimento, fazendo com que apenas a incidência de raios solares seja capaz de gerar energia elétrica para suprir as demandas dos negócios.

1. Troca de motores

Os motores das máquinas utilizadas para a produção ou conservação dos alimentos é um dos principais responsáveis pelo consumo de energia elétrica no estabelecimento. O ideal é sempre ficar de olho no prazo de troca dos motores, além de realizar a manutenção e substituição de peças antigas, que podem prejudicar o rendimento do aparelho e aumentar a conta de energia elétrica.

2. De olho no ar-condicionado

Um dos grandes vilões para a conta de energia é o ar-condicionado. O aparelho é fundamental em um setor que precisa de refrigeração constante. Uma dica é sempre manter portas e janelas fechadas, tudo para evitar que a climatização fique irregular no ambiente e o uso do equipamento seja desperdiçado.

Além disso, a incidência de raios solares sobre o equipamento pode aumentar a sua carga térmica, fazendo com que o ar-condicionado consuma ainda mais energia elétrica.

3. Troque as lâmpadas

Uma boa sugestão é substituir lâmpadas convencionais incandescentes e fluorescentes pelas lâmpadas de LED, que costumam iluminar melhor o ambiente e economizar energia elétrica.

Alguns investimentos são necessários para a diminuição da conta de energia do estabelecimento no final do mês, mas buscar opções sustentáveis e que funcionem a longo prazo, como a energia solar, pode deixar esse número baixo por muito mais tempo e até mesmo alavancar os negócios.

Postagens relacionadas
Economia

KYC no Brasil: Uma Jornada pela Segurança e Conformidade Financeira

2 Mins read
A expressão (KYC), ou “Conheça seu Cliente” em português, ganhou um papel fundamental, especialmente no Brasil. Com o avanço tecnológico e o…
Economia

Empréstimo consignado para aposentados: como funciona?

2 Mins read
Todas as pessoas necessitam de dinheiro para as necessidades básicas, tais como moradia, alimentação, lazer, entre outras. Com isso, elas se atentam…
EconomiaStartup

Qual melhor endereço fiscal em Ribeirão Preto?

2 Mins read
Ribeirão Preto: Descubra o melhor endereço fiscal para sua empresa! === Se você possui uma empresa em Ribeirão Preto ou está pensando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *