Quem acha que o futebol é a única paixão nacional está enganado. O vôlei também é um esporte muito querido, com as competições nacionais e internacionais, tanto de times quanto de seleções, sempre enchendo as arenas brasileiras e fazendo o público vibrar.
Com essa popularidade, o esporte consegue atrair novos adeptos, que querem passar a jogar vôlei aos fins de semana e também acompanhar mais a modalidade. E a disputa vai bem além do que apenas a briga por medalhas nos Jogos Olímpicos.
Campeonato Sul-Americano Feminino e Masculino
Ainda neste mês de agosto, os fãs de vôlei poderão acompanhar um grande torneio de seleções — que acontece no Brasil. A capital pernambucana, Recife, recebe o Campeonato Sul-Americano de Vôlei, tanto feminino quanto masculino. A primeira competição ocorre entre os dias 19 e 23, enquanto a segunda acontece entre os dias 26 e 30 de agosto.
Essa será a segunda vez que as equipes brasileiras jogam no Nordeste. Em 2015, a competição aconteceu em Maceió, capital de Alagoas. Nas duas modalidades, os brasileiros são os maiores campeões do torneio: as mulheres ganharam 22 ouros e 11 pratas, enquanto os homens possuem 33 ouros.
Pré-Olímpico
Já em ritmo de Olimpíadas, as seleções feminina e masculina também disputam os Pré-Olímpicos da modalidade em 2023. Esse torneio é o que define os primeiros classificados para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Entretanto, os torneios acontecem em datas e locais diferentes para cada equipe.
O torneio masculino acontecerá entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro, dividido em três países: China, Japão e Brasil, no Rio de Janeiro. A competição é dividida em três grupos com 8 seleções cada, sendo que as duas equipes mais bem colocadas de cada grupo garantem a vaga nos Jogos Olímpicos. O Grupo A, que é o do Brasil masculino, também conta com Itália, Cuba, Irã, Alemanha, Catar, República Tcheca e Ucrânia.
Já o torneio feminino acontece entre os dias 16 e 24 de setembro, também na China e no Japão. Nele, a seleção brasileira está no grupo B, ao lado de Japão, Bulgária, Bélgica, Peru, Argentina, Porto Rico e Turquia.
Jogos Pan-Americanos 2023
Uma excelente competição entre seleções que ocorre ainda este ano e que serve de termômetro para as Olímpiadas são os Jogos Pan-Americanos de 2023. Este ano, ele ocorre em Santiago, capital do Chile, com a cerimônia de abertura marcada para 20 de outubro, enquanto a de encerramento está agendada para 5 de novembro — ao todo, serão 16 dias de disputas.
Ao todo, 7 equipes se classificaram tanto para a modalidade masculina quanto feminina. Além do Chile, país-sede, as equipes do masculino incluem o Brasil, México, Argentina, Colômbia, Cuba e República Dominicana. Já no feminino tem as mesmas seleções, mas com a equipe dos Estados Unidos no lugar da de Cuba. A competição começa em 21 de outubro e termina em 4 de novembro.
Superliga Feminina e Masculina
Além das disputas entre seleções, também há a disputa dos times nacionais, que prometem fazer uma nova temporada acirrada. A Superliga é a principal competição nacional de vôlei, sendo disputada por 12 clubes em cada modalidade. O calendário feminino acontece entre 13 de outubro deste ano até 6 de abril (a final) de 2024. Já a liga masculina começa em 14 de outubro e vai até 13 de abril de 2024.
Ao anunciar o calendário das temporadas 2023/24, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também divulgou as datas da Supercopa, que marca o início da temporada. Em um jogo único, o vencedor da última Superliga enfrenta o da Copa do Brasil.
A disputa dos homens acontece no dia 6 de outubro, entre o Sada Cruzeiro e o Itambé/Minas (o Sada venceu as duas competições, portanto, enfrenta o vice-campeão da Superliga). No dia seguinte, 7, é hora do confronto entre Praia Clube (campeão Superliga) e Minas Tênis Clube (campeão Copa do Brasil) entre as mulheres.
Inclusive, já se sabe também as datas da Copa do Brasil nas modalidades. Entre 15 e 28 de janeiro de 2024, o torneio é disputado. Nele, os oito melhores times do primeiro turno da Superliga se enfrentam em jogos de mata-mata.
Mundial de Clubes Masculino e Feminino
Por fim, há também o Mundial de Clubes, disputado ainda em 2023. A disputa do masculino ocorre na Índia entre os dias 6 e 12 de dezembro, enquanto o torneio feminino será disputado na China entre os dias 13 e 17 de dezembro. Os representantes brasileiros no torneio são o Cruzeiro e o Minas, entre os homens, e o Praia Clube e o Minas, entre as mulheres.