Você já parou para pensar sobre as mudanças das bolsas femininas com o passar do tempo? Assim como as peças de roupas, elas também são representações das mudanças das décadas que se adequaram às necessidades de cada época.
Conheça as evoluções das bolsas femininas, indo desde as mais clássicas até as clutches e carteiras femininas.
A evolução das bolsas pelas décadas
Veja como as bolsas femininas mudaram com o passar do tempo e quais fatores podem ter influenciado essas mudanças.
Década de 1910
Até o começo do século XX, as bolsas femininas não eram uma necessidade. Passaram a ser a partir da Primeira Guerra Mundial, quando as mulheres começaram a ter mais atividades fora de casa e, por isso, passaram a precisar da bolsa.
Nessa década, as bolsas eram pequenas e delicadas, geralmente voltadas apenas a mulheres de classes mais altas. Eram mais utilizadas como um acessório, não necessariamente para guardar itens.
Década de 1920
A década de 1920 ficou conhecida como uma das mais luxuosas, principalmente nos Estados Unidos. A “louca década de 1920” abriu espaço para bolsas mais trabalhadas, com pedrarias e costuras diferenciadas, com mais detalhes.
Além disso, foi nessa época que bolsas clutches e carteiras ganharam espaço, sendo um ótimo acessório para as festas. Mesmo para as pessoas de classes sociais menos ricas, esse tipo de bolsa mais detalhada se tornou popular.
Década de 1930
Após a quebra da bolsa de Nova York em 1929, o mundo inteiro entrou em recessão, o que influenciou muito a moda da época e também as bolsas que eram utilizadas. Depois do luxo, as bolsas de materiais mais baratos foram as que ganharam destaque nessa época, como tecidos.
Além disso, as bolsas também ficaram maiores pela necessidade de carregar mais coisas na rotina.
Década de 1940
Até a década de 1940, as bolsas voltaram a ter material melhor, porém, com a Segunda Guerra Mundial, os materiais voltaram a encarecer, fazendo com que, novamente, as bolsas de tecido ganhassem destaque.
Dessa vez, a década foi marcada pelas peças de artesanato, feitas à mão, muitas vezes pela própria pessoa que iria utilizá-la. Com isso, as bolsas eram personalizáveis.
Década de 1950
A década de 1950 ficou conhecida pela ascensão do “American Way of Life”, que basicamente trazia a ideia de uma vida glamurosa nos Estados Unidos. Para passar essa imagem, a moda também mudou. As bolsas começaram a ter uma matéria-prima melhor e eram muito mais trabalhadas.
Um exemplo das bolsas dessa década são as estilo box, aquelas com material mais resistente e com formato de caixa. Também contavam com pedraria e bordados. Esse é um estilo muito utilizado até hoje.
Década de 1960
No começo do movimento hippie, que aconteceu mesmo na década seguinte, as bolsas já começaram a ter uma cara menos glamourosa e chique. Passaram a ser valorizadas peças mais fluidas e menos sérias, além de opções maiores.
Isso se manteve durante toda a década e se tornou ainda mais comum com a ascensão dos movimentos sociais.
Década de 1970
A década de 1970 ficou conhecida pela força dos movimentos sociais e pela busca pela liberdade. Foi a década dos hippies e, por isso, as bolsas se tornaram maiores e menos sérias, feitas para serem utilizadas a tiracolo.
Bolsas de tecido e feitas com artesanato também ficaram famosas. Até as bolsas menores e menos chiques ganharam um estilo mais diferente, com aplicações feitas à mão.
Década de 1980
Depois do movimento hippie, chegou o momento do estilo punk e gótico. Aqui no Brasil, o rap ganhou força. Nessa década, o que prevalecia era a versatilidade e a autenticidade. Por isso, as bolsas se tornaram mais práticas, com estilos diferentes, fugindo do básico.
Porém, no geral, era possível perceber uma busca pelas bolsas maiores e mais práticas, além da combinação com os sapatos.
Década de 1990
Assim como na década anterior, os anos 1990 continuaram com bolsas grandes a tiracolo, trazendo mais praticidade no dia a dia. A ideia era ter espaço para levar cada vez mais itens.
Nesse caso, todos os estilos anteriores de bolsas ainda podiam ser encontrados, dos mais hippies aos mais sérios, mas as cores neutras predominavam na moda dessa década.
Anos 2000
Com a virada do milênio, a moda também mudou, assim como os estilos de bolsas. Agora, muitas bolsas ficaram menores, trazendo sempre muito brilho e cor, principalmente para eventos sociais.
No dia a dia, as bolsas tiracolo continuam fazendo sucesso, agora com diferentes cores e formatos, para atender a todas as necessidades da mulher moderna.