Muitas pessoas conhecem a aromaterapia simplesmente como uma mistura de aromas agradáveis que complementam um dia relaxante no spa. Não temos nada contra o cheiro suave associado à massagem, mas a aromaterapia realmente traz muito mais para a mesa através de maneiras naturais e holísticas de aumentar a saúde física e mental.
O que é aromaterapia?
Aromaterapia ou tratamento com óleo essencial é uma cura holística que é usada com óleos essenciais e extratos naturais de plantas.
Muitos a veem como uma arte, é uma ciência que cria equilíbrio emocional, mental, mental e físico através da botânica natural. Aromaterapeutas profissionais são amplamente treinados nas propriedades medicinais de cada óleo e como suas propriedades curativas podem ser usadas para uma variedade de necessidades.
Diz-se que a história da aromaterapia e dos óleos essenciais remonta à Mesopotâmia. O método moderno de destilação foi descoberto por um médico persa que viveu entre 980 e 1036 dC e, de acordo com relatos históricos, ele foi o primeiro a destilar óleo essencial de rosa.
Até o século XVII, a aromaterapia e os óleos essenciais eram reconhecidos em todo o mundo como uma forma de medicina alternativa. O perfumista francês René-Maurice Gattefossé finalmente cunhou o termo “aromaterapia” em 1937, quando publicou um livro com algumas das primeiras descobertas clínicas sobre as propriedades medicinais e curativas da terapia com óleos essenciais.
Quais são os benefícios da aromaterapia?
Os benefícios da aromaterapia holística variam do físico ao psicológico emocional. Estudos científicos mostraram que a aromaterapia pode ajudar a tratar uma ampla variedade de doenças.
Um dos óleos essenciais de aromaterapia mais usados é o de lavanda, que está associado à redução dos sintomas de enxaqueca e depressão e melhor qualidade do sono quando inalado (diretamente ou por aplicação local no corpo com um óleo transportador).
O ylang-ylang, outro óleo essencial popular, também tem sido associado ao relaxamento e a uma atmosfera melhorada após o uso tópico em um difusor de aromas. Se você procura energia, qualquer óleo essencial cítrico costuma ser uma boa escolha.
Você tem espirros sazonais? A aromaterapia também pode ajudar. Óleos essenciais são fáceis de transportar e podem ajudar com sintomas alérgicos. A combinação de óleos essenciais de hortelã-pimenta, lavanda e limão atua como um anti-histamínico natural e previne a reação inflamatória causada por alergias na área de trabalho.
A inalação de compostos benéficos de óleos essenciais também é promissora para a dor, e estudos mostram que pacientes com artrite relataram menos dor e melhora do humor após o uso tópico de óleos essenciais de lavanda, majorina, eucalipto, alecrim e hortelã-pimenta.
Verificou-se também que a pomada alcalina de óleo de amêndoa, manjerona, canela, gengibre e óleos essenciais de gerânio estavam associados a cólicas menstruais em mulheres quando esfregadas no abdômen.
Cuidado natural além da aromaterapia
Os cuidados naturais com a saúde podem ir além da aromaterapia através dos produtos de âmbar, que podem servir como um complemento aos óleos essenciais no combate e prevenção de certas doenças.
O âmbar possui propriedades que fortalecem o sistema imunológico de forma completamente natural, ajudando a prevenir doenças inflamatórias como dor de garganta, resfriados e outros.
Para este fim, você pode optar por usar um colar ambar ou pulseira, que além de complementar seu look como um acessório, vai deixar sua saúde muito melhor. Nota-se que os produtos de âmbar podem ser inclusive utilizados por crianças e bebês.