A terapia de aceitação e compromisso (ACT) é um tipo de terapia comportamental utilizada no tratamento do transtorno de ansiedade social (TAS) . O ACT foi desenvolvido em 1986 pelo professor de psicologia Steven Hayes. Faz parte da terceira onda de terapias comportamentais, que segue a saúde de outras terapias de ondas, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) .
O ACT foi desenvolvido em conjunto com um programa de pesquisa chamado Relational Frame Theory.
A terapia de aceitação e engajamento também compartilha muitos dos valores da filosofia budista. O objetivo da ACT é aceitar pensamentos negativos em vez de eliminá-los ou reduzi-los.
Embora a TCC seja uma forma eficaz de terapia para o transtorno de ansiedade social , nem todos respondem à TCC. A terapia de aceitação e compromisso mostra a promessa de uso com SAD, e pode ser usada em terapia individual, de casal ou de grupo de curto ou longo prazo.
Se você for obter ACT para SAD, é importante entender como esse tipo de terapia difere das terapias comportamentais mais tradicionais. Saber o que é esperado tornará mais fácil para você tirar o máximo proveito da terapia de aceitação e engajamento.
Visão geral
A terapia de aceitação e engajamento difere dos tratamentos tradicionais de terapia ocidental, pois não há suposição de que ser “saudável” seja normal.
Embora algumas alternativas naturais como uma boa alimentação, exercícios físicos, uso de óleos essenciais, meditação e até uma boa conversa com família e amigos, a ansiedade social pode ser difícil de superar.
Por isso, os teóricos da ACT afirmam que seus pensamentos e crenças normais do dia a dia podem se tornar destrutivos.
Além disso, de acordo com a terapia de aceitação e engajamento, a linguagem é a raiz do sofrimento humano. Isso porque é a base para pensamentos e sentimentos negativos, como decepção, preconceito, obsessão, medo e autocrítica.
Objetivo
O objetivo da terapia de aceitação e engajamento não é se livrar completamente de seus sintomas de ansiedade social .
De fato, de acordo com o ACT, tentar controlar ou reduzir diretamente seus sintomas os torna piores.
Ao receber a terapia de aceitação e engajamento, você será encorajado a desfrutar de uma vida significativa, aceitar que sempre haverá dor e sofrimento, e que você se libertará disso e agirá com base em seus valores. Espera-se que seus sintomas sejam menores como um subproduto da terapia com ACT.
Ferramenta
Seu terapeuta ACT usará metáforas para transmitir mensagens para você durante o tratamento. A terapia geralmente envolve exercícios experienciais (onde você terá um papel ativo), oportunidades comportamentais orientadas por valores (aprender sobre o que você valoriza na vida) e treinamento de atenção plena (tornar-se consciente dos momentos presentes).
O Princípio
Existem seis princípios básicos da terapia de aceitação e engajamento. Abaixo está uma explicação desses princípios e como eles se aplicam ao tratamento do transtorno de ansiedade social.
Ao contrário da TCC
Tanto a ACT quanto a TCC envolvem a consciência de seus pensamentos. Mas o objetivo da terapia de aceitação e engajamento é a aceitação de pensamentos negativos, enquanto o objetivo da TCC é reduzir ou eliminar pensamentos negativos.
Por exemplo, enquanto um terapeuta de TCC argumentou que pensamentos negativos causam sua ansiedade social, um terapeuta de ACT argumentou que é sua luta contra pensamentos negativos que cria sua ansiedade social.