Um dos segmentos da indústria que encontra a maior conta de energia no final do mês é o de alimentos e bebidas. Eles representam uma grande parcela dos empreendimentos brasileiros e podem ver a sua rentabilidade diminuir por conta do aumento do preço da energia elétrica.
Mas algumas técnicas e investimentos são capazes de reduzir o consumo de energia elétrica e ajudar os negócios da indústria alimentícia a se desenvolverem sem se preocupar com a conta de energia no final do mês. Conheça alguns desses métodos.
Energia solar
Uma fonte de energia sustentável e renovável, a energia solar tem se transformado na primeira opção entre empresários que visam obter lucro e alta rentabilidade a longo prazo.
Uma excelente maneira de diminuir a conta de energia no final do mês é instalar as micro usinas fotovoltaicas no telhado do empreendimento. Além de diminuir a conta de energia, o empreendimento vai se beneficiar de uma energia sustentável, o que o aproxima de um dos principais pilares para os negócios atualmente.
Qual é o investimento da energia solar?
Apesar de, a princípio, parecer que o investimento em energia solar é alto ou um gasto a mais no orçamento da empresa, esse tipo de energia elétrica é uma das melhores opções para reduzir custos.
Com a alta procura nos últimos anos, ter o seu próprio painel fotovoltaico ficou cada vez mais acessível e dentro do orçamento de empresários de qualquer tamanho. Sua economia é tanta que possibilita o empreendedor a investir em outros setores, já que agora conta com autonomia de energia elétrica.
O investimento inicial costuma ser mais alto que o da conta de energia elétrica tradicional, mas a economia a longo prazo paga os gastos iniciais e altera a conta de luz a longo prazo, já que os painéis fotovoltaicos costumam durar, pelo menos, vinte e cinco anos.
A energia solar instala uma estrutura auto suficiente no próprio estabelecimento, fazendo com que apenas a incidência de raios solares seja capaz de gerar energia elétrica para suprir as demandas dos negócios.
1. Troca de motores
Os motores das máquinas utilizadas para a produção ou conservação dos alimentos é um dos principais responsáveis pelo consumo de energia elétrica no estabelecimento. O ideal é sempre ficar de olho no prazo de troca dos motores, além de realizar a manutenção e substituição de peças antigas, que podem prejudicar o rendimento do aparelho e aumentar a conta de energia elétrica.
2. De olho no ar-condicionado
Um dos grandes vilões para a conta de energia é o ar-condicionado. O aparelho é fundamental em um setor que precisa de refrigeração constante. Uma dica é sempre manter portas e janelas fechadas, tudo para evitar que a climatização fique irregular no ambiente e o uso do equipamento seja desperdiçado.
Além disso, a incidência de raios solares sobre o equipamento pode aumentar a sua carga térmica, fazendo com que o ar-condicionado consuma ainda mais energia elétrica.
3. Troque as lâmpadas
Uma boa sugestão é substituir lâmpadas convencionais incandescentes e fluorescentes pelas lâmpadas de LED, que costumam iluminar melhor o ambiente e economizar energia elétrica.
Alguns investimentos são necessários para a diminuição da conta de energia do estabelecimento no final do mês, mas buscar opções sustentáveis e que funcionem a longo prazo, como a energia solar, pode deixar esse número baixo por muito mais tempo e até mesmo alavancar os negócios.