Ícone do site Fazer Site Compra Coletiva

Como é investir em sorvetes no Brasil?

Como é investir em sorvetes no Brasil?

Os sorvetes fazem sucesso em todo o mundo e em um país tropical, como o Brasil, não seria diferente. Não é à toa que estamos entre os 5 países que mais consomem essa sobremesa gelada. Faça chuva ou faça sol, o sorvete é sempre uma boa pedida, ainda, vale lembrar que esta sobremesa não faz mal durante o inverno, como muitas pessoas acreditam. Não há ligação entre o sorvete e a gripe, por exemplo. 

A cada ano aumenta o número de empreendedores interessados em investir em sorvetes no Brasil. No entanto, apesar de ser um país propício para este tipo de negócio, alguns pontos devem ser levados em consideração antes de embarcar nessa empreitada. 

Assim como em qualquer outro nicho, antes de investir em sorvetes é preciso estudar o mercado, entender tendências e traçar estratégias. Apesar de ser um mercado que tem seus meses de destaque nas estações mais quentes, durante todo o ano os diversos tipos de sorvetes são consumidos no Brasil. 

O clima nas regiões do país também influencia o consumo, se faz frio no Sudeste, no Nordeste pode estar calor e vice-versa. Porém, pode haver surpresas ao traçar estratégias apenas levando o clima em consideração. 

O Nordeste é popularmente conhecido por ser uma das regiões mais quentes do Brasil, no entanto, é o Sudeste o maior consumidor de sorvete no país. De acordo com dados da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), o Sudeste consome 50% dos sorvetes em território nacional, contra apenas 5% da região Nordeste.

Por isso, antes de investir em sorvetes, uma pesquisa de mercado regional e também nacional pode fazer total diferença no futuro do empreendimento. 

Por que investir em sorvetes no Brasil?

Existem mais de 10 mil empresas que se dedicam ao sorvete no país e mais de 90% delas são micro e pequenos negócios. Os lucros gerados chegam à casa dos bilhões, mostrando o quão lucrativo o negócio pode ser. Porém, diante dos números de empreendedores dedicados ao ramo, podemos afirmar que a concorrência e grande e para se destacar é preciso dedicação e investir em diferenciais.

Investir em sorvetes é saber que os consumidores amam os tradicionais sorvetes de massa, picolés e até os gelatos, que têm ganhado cada dia mais espaço em território nacional. Mas também é preciso oferecer sabores diferentes, investir na aparência e decoração do ambiente e escolher um local movimentado para se instalar.

Diante da informação de que a esmagadora maioria das empresas dedicadas ao sorvete no Brasil são micro e pequenas empresas, é possível afirmar que muitos começaram apenas com uma máquina de sorvete e muita dedicação. 

Ainda, é preciso dizer que investir em sorvetes traz alguma segurança, afinal estes fazem parte da indústria alimentícia, uma das últimas a sentirem os impactos quando ocorrem crises. 

Criatividade, qualidade, dedicação e estratégias são pontos cruciais para o sucesso desses empreendimentos no país.

3 motivos para investir em sorvetes:

Diversidade

De acordo com a região onde seu negócio vai funcionar, é possível investir em sabores diferentes e regionais, como os sabores de frutas típicas do local. Ainda, é possível estar em shoppings e galerias, mas também em food trucks e carrinhos que podem estar em qualquer lugar; 

Paixão nacional

O mercado de sorvetes é um dos mais aceitos no país, por isso, não para de crescer. Sendo um dos países que mais consomem sorvete, as chances de sucesso são altas;

Clima

Apesar de não ser consumido apenas no calor e as regiões influenciarem, não há como negar que o clima do Brasil favorece o consumo de sorvete. Use isso a seu favor!

Sair da versão mobile