A conversão no marketing digital é uma das questões mais fundamentais dessa área. Ela pode ser considerada a primeira e última lição do marketing digital e determina o sucesso ou fracasso de um negócio.
Hoje você vai conhecer o processo conhecido como marketing de conversão, mostraremos como criar o que é comumente conhecido como site de conversão, como otimizar as taxas de conversão, CRO e muito mais.
Então, leia e entenda o que é conversão, os tipos que existem, bem como as métricas mais importantes e outros conceitos.
Saiba o que é a taxa de conversão
O objetivo desta métrica é entender como o retorno de cada investimento que sua empresa de ar condicionado realiza, seja em tempo ou dinheiro, está relacionado às vendas e qual a efetividade para direcionar o usuário no funil até a compra efetivamente.
Com isso, a taxa de conversão também pode ser uma boa forma de medir os resultados da sua estratégia de marketing digital.
Entre as formas de medi-la, as ações que podem ser identificadas consistem em preencher um formulário de inscrição, solicitar um orçamento ou até mesmo assinar uma newsletter, conforme os objetivos e o direcionamento do funil.
Entender a taxa de conversão é muito importante, pois mostrará claramente o quão eficaz e maduro é o seu site e suas campanhas de marketing para evoluir o cliente.
A ação também é fundamental para acompanhar os resultados gerais da organização.
De modo geral, a taxa de conversão pode ser calculada em todas as etapas do funil de vendas, e permite diagnosticar gargalos e fragilidades da sua estratégia e, acima de tudo, mostrar onde você precisa agir e que replicar.
Como funciona o cálculo da taxa de conversão?
A taxa pode ser calculada dividindo a quantidade de conversões pelo número de acessos à página da empresa de paisagismo.
A fórmula para calcular a taxa é:
(Conversões ao longo do tempo / número total de contatos) * 100 = taxa de conversão (%).
A taxa de conversão de vendas mostra a porcentagem de leads que se tornam clientes.
Por exemplo, se 1.000 leads abordaram um vendedor, mas só 200 vendas foram completadas, a taxa de conversão de vendas é 200/1.000 = 0,2 ou 20%.
Lembre-se que os dados analisados devem ser do mesmo período, para que o cálculo seja consistente com a realidade de uma loja de blocos intertravados ou até um loja que vende produto de clareamento dental, ou qualquer que seja o segmento do seu negócio.
Entenda porque é importante calcular a taxa de conversão
Uma das principais formas de você vender mais na internet é saber quantas pessoas visitam seu site ou página e convertem por meio delas.
Quando falamos em taxas de conversão, estamos falando em medir esses números, identificando o potencial de suas páginas para que possam ser melhoradas.
Graças à taxa de conversão você pode entender a eficácia da sua mensagem. Não só porque ela é incrível, perfeita e completa, mas porque o consumidor se identifica com ela a ponto de querer agir.
Seja fazendo uma compra, baixando um documento ou até mesmo assinando sua newsletter.
Quando o assunto é e-commerce, usar CTAs e formulários é essencial para entender quem é atraído pela sua campanha e pela sua marca e a melhor forma de se comunicar com esses contatos.
Você provavelmente já percebeu que dificilmente consegue entrar em uma loja virtual sem visualizar um botão de compra, formulário de cadastro ou cupom. Isso ocorre porque as empresas online precisam de uma pontuação de conversão.
Com pontos de conversão, você traz mais abertura para os visitantes a ponto de estreitar o relacionamento com a marca e criar uma associação mais próxima com os produtos comercializados ali.
Além disso, independentemente do tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece na web, ter uma base de consumidores engajada é fundamental para o sucesso do negócio.
Quais são os pilares da conversão?
É hora de você entender os principais pilares para aumentar as taxas de conversão. Veja quais são eles.
Entender o público
Qualquer pessoa da área de marketing digital sabe o quanto é importante saber definir seu público-alvo para traçar campanhas e estabelecer uma boa comunicação.
Ao conversar com quem te acompanha, você pode descobrir porque eles estão procurando seu produto, o que mais gostam ou porque não compram sua solução, por exemplo.
No entanto, evite enviar pesquisas por e-mail. Aproveite o tempo para conversar com seus clientes, seja por telefone, videoconferência ou pessoalmente.
Praticar o copywriting
Essa estratégia nada mais é do que desenvolver textos voltados para o negócio que trabalha a consciência do leitor a fim de gerar mais conversões.
Para produzir um texto bem escrito, é preciso estudar a persuasão e como influenciar as pessoas.
Aqui, a pesquisa que você fez com seu público-alvo pode ser de grande ajuda.
Isso ajudará você a trazer realidade para seus leitores, destacar suas dores e evidenciar sua solução sem perder de vista o foco do negócio, criando identificação.
Outra dica é reservar um tempo para conversar com a equipe de vendas. Eles podem fornecer uma riqueza de informações sobre as principais objeções de seus clientes, os argumentos que eles usam, hábitos, métodos de compra e muito mais.
Assim, é possível trabalhar em cima dessas contrapropostas.
Cuidar do design
Outro pilar que influencia muito as taxas de conversão no marketing digital é o design da página.
Quando falamos de design focado em conversão, não estamos falando daquela página premiada e esteticamente agradável. O design focado na conversão prioriza a cor, a objetividade e o minimalismo.
Pense em sites como Google ou Amazon. Essas empresas usam o design minimalista para se concentrar na conversão de usuários, que têm a intenção de pesquisar ou comprar algo, respectivamente.
Como aumentar a taxa de conversão?
Depois de saber do que se trata essa métrica, como e por que calculá-la, chegou o momento de obter fórmulas para aumentá-la.
Prossiga a leitura dos tópicos na sequência para conhecer táticas importantes para isso.
Faça testes A/B
O teste A/B é a pedra angular do CRO (Otimização na Conversão) e protagonista de inúmeros estudos de caso que mostram incríveis aumentos nas conversões utilizando as mais diversas mudanças de estilo.
Mas o que é teste A/B? É uma comparação entre duas versões de uma mesma página, com uma variação entre elas para identificar o padrão que apresenta melhor resultado.
Ambas as versões estão disponíveis para usuários distintos ao mesmo tempo, em uma porcentagem da audiência. Nesse caso, parte desse grupo visualiza a variante A e a outra a variante B. O objetivo é ver como o item testado afeta as conversões.
No final do teste, a variante vencedora é usada imediatamente no grupo de clientes.
Ofereça propostas de valor
Uma das maiores diferenças entre as pessoas que convertem bem e as que não conseguem convencê-lo a agir é a capacidade de apresentar o valor da oferta em questão.
É importante identificar o que você quer que a pessoa faça em seu site. As possibilidades são vastas, como:
- Fazer inscrição em uma newsletter;
- Baixar um e-book;
- Ceder informações de contato;
- Falar com um vendedor.
Em muitos casos, a página se concentra demais na descrição de recursos e funções, ou vai direto para explicar as tarifas cobradas.
A prioridade deve ser transmitir valor, ou seja, destacar o que a pessoa vai alcançar contratando aula de hidroginástica.
Se você fizer certo, o custo será razoável, as objeções usuais serão reduzidas e a persona estará mais propensa a querer agir.
Melhore a velocidade
Pouquíssimos usuários esperam a resposta/carregamento em um site lento. Na verdade, os primeiros cinco segundos de carregamento da página têm o maior impacto nas taxas de conversão.
A velocidade de carregamento também é um dos principais fatores para que um site apareça em uma boa posição no Google.
Você pode testar a velocidade do seu site e obter dicas de como melhorar essa pontuação usando a ferramenta Google PageSpeed Insights.
Algumas alterações básicas, como compactar imagens de páginas da web, podem ser feitas facilmente e impactam diretamente no tempo de resposta.
No entanto, você pode precisar de ajuda do desenvolvedor para aplicar certos aprimoramentos e melhorar os resultados.
Personalize os CTAs
O call to action (chamado para a ação) está presente em diversas páginas e mídias, sendo utilizado para indicar e orientar os visitantes para a ação que a marca deseja que eles realizem.
Personalizar o CTA de acordo com o perfil do usuário e o estágio em que ele se encontra na jornada de compra aumenta as conversões, pois a atenção é captada de forma diferente e adequada à necessidade desse contato.
Reduza as informações solicitadas no formulário
As pessoas só preencherão seus dados no formulário e aguardarão uma resposta se acreditarem que o benefício (seja um vídeo, um e-book, uma demonstração etc.) vale a pena e as informações façam sentido.
Se você já trabalhou com conversões de leads por meio de formulários estáticos, sabe como é difícil obter ótimas conversões ao solicitar informações mais específicas do visitante.
Assim, depois de definir seus critérios de elegibilidade, remova qualquer informação desnecessária do formulário.
Considerações finais
Se você chegou até aqui, agora sabe em detalhes o que é a taxa de conversão, o que a influencia e como ela é calculada.
Além disso, também entende porque é importante monitorá-la e o que fazer para otimizá-la. Afinal, são informações cruciais para a saúde comercial de qualquer e-commerce.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.