Na tentativa de tirar as crianças da frente das telas e da tecnologia, pais do mundo todo estão tentando levar os filhos para praticar esportes, o que, por sinal, é muito mais saudável do que passar horas na frente de um computador ou televisão, por exemplo. Porém, se o esporte em questão não for praticado da maneira certa, a garantia de segurança da criança ao praticar esportes pode ser totalmente comprometida.
Seja brincando com um skate infantil, bicicleta ou patinete, manter todos os equipamentos de segurança e realizar a verificação sobre os componentes, como rolamentos, por exemplo, pode ajudar a prevenir “diversas tragédias”.
Prática de esportes com segurança é a principal busca dos papais da atualidade
Garantir a segurança das crianças ao praticar esportes é a grande preocupação dos pais nos dias atuais. No entanto, para conseguir realizar esse feito, é importante se atentar a diversos fatores, como o cuidado com os equipamentos para os esportes mais perigosos, como skate, patins e patinetes, por exemplo.
A má calibragem desses brinquedos pode ocasionar tombos desnecessários que podem machucar ou, no pior dos casos, acontecer uma tragédia com o pequeno. A prática infantil de futebol e skateboard em território nacional, cresceu bastante desde 2021, por isso, o indicado para esses dois tipos de esportes é o uso de caneleiras e chuteiras próprias para o futebol, enquanto para o skate, roupas e calçados adequados junto de protetores como o capacete, por exemplo, fazem a diferença.
Além dessas convencionais práticas de segurança para o esporte infantil, será que existem outras maneiras de manter os pequenos totalmente seguros enquanto se divertem com a prática saudável de esportes? A resposta é sim! Conheça a seguir outras sugestões para garantir a segurança dos pequenos.
Esporte por faixa etária
O primeiro passo para garantir maior segurança na prática de esportes infantis é se atentar no esporte por faixa etária. Seja um esporte de contato ou esporte “radical”, todos os estilos possuem uma classificação de faixa etária, sendo recomendada ou não para determinada idade. Logo, a escolha do esporte que o pequeno irá realizar sob supervisão dos pais e pediatras responsáveis deve ser criteriosa e específica para garantir total segurança.
Esportes para crianças de 2 a 5 anos
Como a habilidade motora do pequeno com essa idade ainda é incerta, os esportes mais adequados para essa faixa etária devem apenas exigir as habilidades fundamentais e simples instruções para explorar o potencial do pequeno, evitando a competitividade. Alguns exemplos de esportes que podem ser feitos pelo pequeno são: jogos estilo gincanas, corridas e natação.
6 a 12 anos
Nesta idade a maior parte das habilidades da criança já estão formadas, mas ainda não atingiram seu ápice. Então, possuindo o tempo de reação melhor e automática, esportes como basquete, judô, natação, futebol e até mesmo vôlei são indicados para ajudar no desenvolvimento. Lembrar que alguns tipos de esportes conseguem estimular as habilidades da criança é importante. Caso os pais queiram treinar a visão periférica e reação do pequeno, investir em tênis é o ideal.
Adolescentes e seus jogos
Essa fase é considerada para os pais a mais difícil. Incentivar os adolescentes a realizar esportes que ajudam a manter a saúde em dia é o ideal. Nessa faixa etária, quase todos os esportes são liberados, seja a prática de artes marciais, seja outros esportes, como futebol ou skateboard. O indicado é sempre estar atento ao uso dos equipamentos de proteção adequados.
Usando os equipamentos adequadamente e se atentando à faixa etária dos esportes indicados para os pequenos, com certeza a segurança das crianças estará garantida.