Ícone do site Fazer Site Compra Coletiva

Mentalidade na academia: como se motivar para manter a constância

Obter os resultados desejados após entrar na academia exige disciplina e frequência. Afinal, eles não virão de uma hora para outra, sendo necessário persistir para alcançar o que você deseja. Claro, esses resultados podem ser potencializados se você incluir suplemento de creatina na sua rotina, mas a verdadeira chave para o sucesso tem nome: motivação.

E muitas pessoas têm dificuldade em manter essa motivação ao longo do tempo. Felizmente, existem algumas dicas que ajudam a manter o ânimo e a disposição para treinar com regularidade, sobretudo para quem está começando. 

Determine dias e horários exatos para treinar

Uma boa organização sem dúvidas irá ajudá-lo a ter mais motivação para manter a consistência dos treinos. E para quem está começando, a melhor dica que pode ser dada é estabelecer horários e dias certos para a prática esportiva. Quando se faz isso, você estabelece um compromisso, evitando assim ter uma rotina desorganizada e que favoreça perder treinos.

Observe sua agenda e veja quais possíveis horários e dias são os melhores para ir à academia. Cedo, antes de ir trabalhar? Ou no início da noite, após chegar da faculdade? Em quais momentos essa atividade fica melhor encaixada para você? Avalie isso e defina uma boa frequência, com o objetivo de não perdê-la.

Prepare o que você precisa levar no dia anterior

Ainda dentro dessa questão de rotina, uma dica que pode parecer simples, mas que faz diferença, é arrumar tudo o que você precisa no dia anterior. Separar em uma mochila as roupas e o material de treino necessários ajudam a espantar a preguiça e fortalecem na mente o comprometimento de que, no próximo dia, você deve ir à academia.

Assim, separe tênis, luvas, roupa, toalha, garrafa de água e qualquer outro acessório que você utilize para fazer os exercícios. Uma vantagem desse hábito é que, além de ser mais difícil desistir do treinamento, você ganha tempo no dia seguinte, evita ficar atrasado e também de esquecer algo que precisa em casa.

Defina metas alcançáveis

Estabelecer metas é um excelente combustível para a motivação, pois isso ajuda no planejamento e a visualizar o caminho que precisa ser percorrido, assim como o que é necessário fazer para alcançá-las. No entanto, essas metas só são benéficas se forem possíveis. Metas intangíveis são uma maneira fácil de ficar desmotivado, pois ao perceber que não está perto de cumpri-las, você perde a vontade de continuar evoluindo.

Dessa forma, quando for traçá-las, lembre-se de ser honesto e realista consigo. Claro, isso não quer dizer que as metas devem ser fáceis, mas não podem ser tão difíceis e com um prazo muito curto para se tornarem reais. Para auxiliá-lo, uma dica de ouro é estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, uma vez que isso permite reparar a sua evolução de maneira mais clara, mas sem a pressão de conseguir tudo de uma única vez.

Faça aquilo que goste e te dê prazer

Um dos principais motivos que faz a pessoa desistir da academia ou de uma atividade física é o fato dela considerar aquilo uma obrigação. E essa mentalidade, na maioria dos casos, acontece porque ela não faz os exercícios que lhe dão prazer, tornando esse período do dia um verdadeiro fardo. Assim, é muito mais fácil ficar desanimado e acabar desistindo.

A boa notícia é que não precisa ser assim. Para quem gosta de musculação, mas não sente prazer em fazer os exercícios de sua ficha, converse com um personal trainer para replanejá-la e incluir atividades que você goste de fazer, mas que também sejam boas para desenvolver todas as áreas do corpo. Já para quem não é chegado à academia, procure fazer outros tipos de atividades físicas. Lutas, ginástica localizada, circuito funcional, dança, spinning são apenas algumas das possibilidades do que se pode fazer para manter o corpo em movimento e bem treinado.

Vá na academia acompanhado de um amigo

Uma forma de dar aquela motivação a mais para fazer musculação é ir acompanhado de um amigo. A presença de uma pessoa conhecida é muito bem-vinda, pois ela pode te convencer a ir treinar em um dia que estiver mais desanimado ou com preguiça — e você pode fazer o mesmo por ela!

A presença de um amigo também ajuda a ressignificar a ideia de academia. Isso deixa de ser algo pessoal e se torna uma responsabilidade com outra pessoa, o que evita criar desculpas esfarrapadas para faltar ao treino.

Sair da versão mobile