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O que é nicho no Marketing Digital?

O que é nicho no Marketing Digital?

Quando se fala em nicho no marketing digital, trata-se de um grupo de consumidores mais estrito e que possui interesses específicos. São pessoas interessadas na mesma solução, mas que ainda não são atendidas no mercado.

Por essa razão, representam uma grande oportunidade, sendo necessário investir em estratégias apropriadas para obter os melhores resultados.

Existem diferentes nichos e segmentos de mercado, e todos eles procuram atender às demandas das pessoas. Mas é comum encontrar consumidores que possuem uma necessidade específica.

Por exemplo, uma garota de sete anos que utiliza uma prótese de perna na cor rosa com a figura de sua princesa preferida estampada precisa substituí-la por uma nova, mas quer o mesmo tipo de produto.

Ou seja, a criança deseja que a prótese infantil seja colorida e com seus personagens preferidos estampados. Essa necessidade é bem específica e, no marketing digital, ela também acontece.

Esse grupo de consumidores está em busca de uma solução e quer atendê-la por meio da internet, seja pesquisando um produto ou um serviço.

Neste artigo, você vai entender o que é nicho no marketing digital, compreender sua importância e aprender algumas dicas para definir o nicho no marketing.

Conceito de nicho no marketing digital

Tentar falar com todos os tipos de público é uma perda de tempo e dinheiro, da mesma forma como tentar vender para qualquer pessoa, geralmente, é uma prática frustrante.

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas durante o planejamento de marketing, é definir o público com quem vão se comunicar. Da mesma forma, é desafiador gerar engajamento e saber posicionar a marca.

Só que uma clínica veterinária especializada em acupuntura em cães com cinomose precisa restringir sua comunicação apenas para um nicho. É assim que seus resultados serão muito melhores, uma vez que vende para as pessoas certas.

Uma das coisas mais importantes na hora de vender pela internet é gerar identificação com os clientes, pois as pessoas querem mais do que produtos e serviços.

O consumidor moderno quer se identificar com a marca, o que faz do nicho de marketing digital um diferencial.

De acordo com Philip Kotler, o nicho é um grupo estrito ou o mercado pequeno que não tem suas necessidades plenamente atendidas. Isso quer dizer que quanto mais específico for o nicho, maiores serão as conversões.

É normal que o mercado seja mais amplo e competitivo, sendo muito pequeno o número de organizações que atendem necessidades específicas.

Mas, quando a marca consegue fazer isso, possui engajamento maior com os consumidores, oferecendo soluções realmente compatíveis com suas necessidades e expectativas.

É importante entender que o nicho não é algo que pode ser inventado e, por isso, se refere a um assunto, produto ou serviço que desperta o interesse das pessoas.

Esse interesse é trabalhado pelo marketing digital para que a organização possa entregar a solução adequada. Dentre os nichos mais comuns, estão:

Um fabricante de viga de madeira para pergolado atende um grupo específico de pessoas, assim como o marketing digital também define outros tipos de nicho, como carreira, LifeStyle, educação, esportes e tecnologia.

Com base em cada um deles, é possível segmentar de maneira ainda mais específica e, com isso, criar um subnicho.

Importância do nicho no marketing digital

O nicho é fundamental para as organizações que desejam encontrar uma oportunidade no mercado, seja ele físico ou virtual. No caso do virtual, abrange empresas como e-commerce, sites, blogs, aplicativos, entre outros.

A companhia deve direcionar seus esforços de marketing para seu nicho, caso contrário, não terá foco, sendo difícil definir um objetivo claro sobre as características do consumidor, o produto que deve oferecer e se ele realmente supre as necessidades.

Quando alguém procura por saxofonista casamento preço, mais do que falar sobre o valor que cobram, esses profissionais precisam mostrar a importância daquilo que fazem.

Da mesma forma, a marca deve mostrar sua autoridade e, com isso, conquistar resultados melhores, aumentar suas vendas, potencializar sua comunicação, gerar conversões e aumentar o engajamento.

Pense, por exemplo, na criação de um blog que tem o objetivo de vender infoprodutos. Para isso, contratou um profissional de marketing digital para elaborar os conteúdos e anúncios que serão veiculados na plataforma.

Mas, devido à falta de experiência, o nicho não foi devidamente identificado. Por causa disso, os produtos eram muito variados e tentavam agradar pessoas com gostos e propósitos distintos.

A falta de direcionamento fez com que o profissional de marketing não soubesse ao certo para quem estava escrevendo, quem era a persona do negócio e quais eram as necessidades do público.

A falta de foco específico prejudicou os conteúdos e os anúncios, levando a um grande prejuízo financeiro depois de meses de trabalho.

Um fabricante de banqueta de madeira para barzinho deve trabalhar assuntos relevantes para seu público, caso queira fazer boas conversões.

No caso do blog usado no exemplo, isso não aconteceu, levando a uma taxa de rejeição muito alta que trouxe muitos prejuízos.

É necessário fazer uma pesquisa sobre nicho de marketing digital e encontrar o público direcionado, pois isso faz toda a diferença na sustentação do negócio. O papel da marca é identificar o que as pessoas querem para saber como alcançá-las.

É assim que a comunicação será mais estratégica e vai impactar as pessoas certas. As marcas precisam ter certeza de que estão atendendo mercados específicos, sem tentar atrair todos os consumidores.

Quanto mais específico for nicho, mais as vendas serão bem-sucedidas, como no caso do ramo da saúde que possui várias ramificações, a exemplo de pessoas que procuram alimentação saudável natural.

Esse mesmo público pode ser formado por indivíduos que só consomem produtos veganos. Da mesma forma, uma empresa especializada em forro de palha para pergolado vai atender pessoas que procuram especificamente esse tipo de forro.

Porém, é importante dizer que procurar um nicho que dá mais dinheiro, ou aquele que está em alta no momento, não é uma boa solução. O ideal é focar naquilo que o negócio acredita, se identifica e domina.

Dicas para definir o nicho

Para definir o nicho de marketing digital do seu negócio, existem algumas estratégias fundamentais. São elas:

1. Pesquisar tendências de consumo

Existem muitos nichos que podem ser atendidos, por essa razão, procure referências sobre as tendências de consumo para descobrir quais são.

Veja como está o movimento do mercado, pois isso gera insights para criar um nicho específico e atual, que realmente entrega valor para os consumidores.

2. Conhecer seus hobbies

Uma marca utiliza wobbler pdv para divulgar seus produtos, mas antes disso, escolhe um nicho baseado em autenticidade e paixão, na mesma intensidade de seu público.

Quando a pessoa gosta daquilo que faz, o trabalho fica muito mais fácil, além de melhorar a comunicação. As paixões são coisas que as pessoas compartilham e é possível criar um negócio em torno disso.

Da mesma forma, identificar aquilo que você gosta também é uma forma de reconhecer faltas e descobrir maneiras de preenchê-las.

3. Usar seus conhecimentos

Considere suas habilidades, ou seja, aquilo que você sabe fazer, coisas com as quais já trabalhou e possibilidades presentes em sua formação.

Essas experiências ajudam a criar produtos e serviços, como broca para furar pedra poço artesiano, que entrega um valor para as pessoas.

4. Conhecer a demanda do mercado

Além de saber quais são as tendências de consumo, pesquise quais são as demandas atuais presentes no mercado.

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a fazer isso, inclusive, muitas são gratuitas, como no caso do Keyword Planner do Google. Ela mostra o comportamento dos usuários quando busca um determinado produto, serviço ou nicho.

O Google Trends, por sua vez, pode te ajudar a identificar tendências de pesquisa, temas procurados pelas pessoas e até mesmo a maneira como elas consomem.

5. Identificar um problema

Um fabricante de cadeiras para altar de igrejas tem como objetivo oferecer soluções específicas para as necessidades, dores e desejos de seu público.

Para garantir que o nicho escolhido tenha potencial de sucesso, procure identificar quais são os problemas enfrentados pelas pessoas que fazem parte dele.

A partir disso, o empreendedor pode criar uma lista de soluções que realmente vão solucionar o problema e alcançar o sucesso.

Considerações finais

Definir um nicho de marketing digital é importante, não apenas para as estratégias de marketing, mas para o sucesso do negócio como um todo.

A companhia pode trabalhar de maneira mais direcionada e atender uma necessidade que carece de soluções.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o assunto e de que maneira pode definir um nicho de marketing para fazer do seu negócio um grande sucesso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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