Dentro do calendário do comércio ao longo do ano, alguns períodos são mais visados pelos negociantes para atrair consumidores com campanhas especializadas, sendo denominados como campanhas sazonais.
Esses períodos podem ser por conta de uma data ou período comemorativo, mesmo que seja algo simbólico, as campanhas sazonais são feitas dentro dos mais diferentes nichos mercadológicos para aproveitar o clima que a data causa nos consumidores.
Algo que acaba sendo bastante útil quando uma empresa planeja aumentar suas vendas em um determinado período ou se destacar da concorrência com a estratégia que foi planejada anteriormente.
Como uma empresa de colocação de gesso pode fazer uma campanha sazonal em datas visadas no comércio, como a Black Friday, para convencer o consumidor a dar um novo ambiente para a casa nas festas de fim de ano para receber os convidados.
Essas ocasiões acabam proporcionando uma maior busca dos consumidores no mercado por produtos ou serviços que eles desejam, fazendo com que o agito e a concorrência movam o nicho de atuação de cada empresa, especialmente no comércio online.
As promoções sazonais são algo que os consumidores esperam para aquela época, por isso, as empresas sempre buscam superar umas às outras e também, as ofertas do ano anterior de banho e tosa pequeno para cativá-los para o próximo ano.
O período sazonal também é bastante esperado porque nesta época, as chances dos clientes consumirem é ainda maior que durante todo o ano, mesmo em tempos de crises financeiras, as datas são uma forma de garantir alguma venda.
As datas e períodos sazonais para o mercado
Se uma empresa planeja atrair clientes para o seu projeto de piscina, algumas datas e períodos sazonais podem ser propícios para isso, sendo elas:
- Dia das mães;
- Dia dos pais;
- Dia do cliente;
- Black Friday;
- Cyber monday;
- Natal.
Sendo as datas comemorativas mais visadas pelo comércio, o Dia das Mães, Dia dos Pais e o Natal podem aquecer as vendas ao longo do ano das empresas, dando uma estabilidade por serem nos meses de maio, agosto e dezembro respectivamente.
Por serem datas das quais os bens de consumo são mais procurados, as empresas de outros nichos aproveitam esse foco para tentar atraí-las para o seu comércio, especialmente no formato de e-commerce.
Já as datas que possuem um foco de vendas, como o Dia do Cliente, Black Friday e a Cyber Monday, que é a segunda-feira após o fim de semana da Black Friday, acabam sendo as que tem a maior competição no mercado por conta de brindes, cupons e promoções.
Por quererem aumentar as vendas e não ter um nicho focado para a ocasião, podendo ir desde a venda de divisória de gesso para sala até equipamentos para computação, essas datas são visadas e pretendem sempre superar o ano anterior da empresa.
Principalmente, quando se trata de um período um pouco mais longo, com a Black Friday no final de novembro que se inicia na sexta-feira e termina somente na segunda, com a Cyber Monday.
Os períodos sazonais não são somente visados pelos comércios tradicionais, mas também pelos online, que a cada vez mais tem os percentuais de faturamento maiores que do ano anterior, e com isso, se tornam um desafio para os negócios tradicionais.
Tanto as datas comemorativas ou que estão no calendário do comércio se tornaram uma forma de vender e também, atrair atenção para a empresa de diferentes nichos e portes, desde aquelas que estão começando até as que estão estabelecidas no mercado.
A importância de campanhas sazonais
Um negócio que está iniciando e proporciona ajuda quando se trata de CNH PCD moto, pode utilizar as campanhas sazonais para ganhar alguma visibilidade, estimulando a descobrir a empresa e atrair clientes para ela.
Por proporcionar essa visibilidade, as campanhas se tornam importantes para os negócios que estão começando ou planejam se estabilizarem um pouco mais dentro do segmento em que atuam.
As campanhas também são uma forma de saber se as estratégias de marketing da empresa estão sendo efetivas, principalmente, se já houver um departamento de marketing digital dentro do negócio.
Esse departamento exige que os profissionais acabam buscando formas e meios criativos para se destacar dos demais em meio a concorrência, e assim, ajudar a empresa a lucrar mais em comparação ao ano passado.
Quando mais o empreendimento houver um entendimento do seu produto ou serviço, assim como o de seu público, a facilidade para se criar as campanhas será ainda maior e com isso, saber o que se deve fazer para conquistar o consumidor naquele período.
Se o consumidor já for um cliente fidelizado das prensas enfardadeiras, por exemplo, as chances das compras em torno do produto como peças ou outros acessórios são ainda maiores em comparação aos que ainda serão conquistados.
Dicas sobre campanhas sazonais
As campanhas sazonais podem ser algo que qualquer empresa pode realizar para que ganhe destaque e aumente o número de vendas, por isso, buscar dicas e fazer uma boa estratégia podem contribuir.
01. Planejamento e cronograma
Um ponto importante das campanhas é que elas devem ter um bom planejamento, porque é por meio dele que sabe-se como a empresa irá lidar com quaisquer tipos de situações que surgirem.
Com o planejamento, a empresa saberá o tipo de público que irá ver a campanha e como ela chegará até ele, o estoque que se deve ter para atender todas as demandas, a logística que a empresa oferece e a intensidade de fluxo que se pode haver nela.
Incluindo um planejamento para os funcionários saber lidar e atender as expectativas dos clientes em meio a época movimentada de compras.
Neste planejamento, é quando se é criado um cronograma para aquela campanha sazonal e as posteriores que ainda virão.
No caso de datas anuais, as estratégias são elaboradas meses antes e ajudam a definir o que será divulgado para o público, mantendo-se ainda de olho nas tendências que podem surgir naquele ano e atrair os consumidores.
02. Saber cuidar dos imprevistos
Em quaisquer ocasiões podem haver imprevistos, por isso, deve-se saber o que fazer para corrigi-los. Como uma impermeabilização de piso para corrigir o problema que surgiu durante um evento, por exemplo.
Uma campanha sazonal pode ocorrer imprevistos, por isso, é necessário que se tenha outros planos para que possam ser colocados em prática na hora da falha, observando quaisquer variáveis e possibilidades que possam vir a surgir.
03. Saber a comunicação e a mensagem da empresa
Tratando-se de comunicação, a empresa deve saber como passar a campanha para o consumidor de forma eficaz e que passe a ele que a experiência de compra do produto ou do serviço será boa.
As campanhas de marketing devem estar alinhadas com a mensagem da empresa, mesmo que sejam em datas comemorativas e em datas comerciais.
Durante esses períodos, é importante que os canais de atendimento possam estar livres para acompanhar a jornada de compra do cliente, seja antes da venda com dúvidas sobre alinhamento automotivo 3D, durante o status da compra ou no pós-venda.
04. Processos automatizados
Com o grande volume de vendas que costumam ter nessas datas, a automatização de alguns processos para contribuir com o atendimento dos clientes pode ser uma decisão que acaba fazendo toda a diferença, especialmente os que desejam receber em pouco tempo.
Notas fiscais, controle de estoque, logística e atendimento ao cliente costumam ser os principais pontos para que haja uma automação para acelerar o processo durante esses períodos sazonais.
A contratação de profissionais também acaba sendo uma estratégia para lidar com a grande demanda, o que acaba sendo importante dentro do mercado de trabalho para contribuir com o seu aceleramento.
05. Parcerias
Criar parcerias pode contribuir com as vendas e principalmente, com o investimento que se tem para criar grandes campanhas sazonais.
Buscar parcerias que possam ser mútuas no crescimento e ajudar a dividir o capital de investimento é algo importante e que pode ser avaliado dependendo do empreendimento.
Parcerias de logísticas para o e-commerce lidar com a grande demanda também é algo que pode ser usado, sendo esse um dos maiores desafios para lidar com as entregas em lugares distantes ou em pouco tempo.
06. Monitorar os resultados
Após o fim das campanhas sazonais, é importante que haja uma análise nos resultados que foram sendo armazenados e até mesmo, realizar um comparativo com os dos anos anteriores para saber quais pontos cresceram e quais caíram.
Com um monitoramento de resultados, também é possível saber o que deve ser feito nas próximas campanhas sazonais, e que os erros que foram cometidos não devem ser feitos novamente.
Considerações finais
Sendo assim, as campanhas sazonais são bons períodos para que a empresa possa se preparar para crescer dentro do mercado, especialmente aquelas que estão iniciando no ramo.
Essas épocas acabam sendo visadas por conta da grande demanda de consumidores, que buscam presentes ou então compras pessoais, e pode dar a empresa a chance de ter seus lucros em uma margem maior que dos meses anteriores.
Criar campanhas sazonais requer estratégias e criatividades para lidar com a competição no mercado, por isso, quanto mais cedo forem sendo feitas e ficar de olho nas tendências que são feitas, maiores serão as chances dos objetivos serem alcançados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.