Ícone do site Fazer Site Compra Coletiva

O que são taxas de Gas da Ethereum?

O que são taxas de Gas da Ethereum?

Depois do Bitcoin, outras criptomoedas surgiram e ganharam bastante espaço no mercado de criptoativos. Uma das novas criptomoedas que se notabilizaram no mercado foi a Ethereum. A moeda é considerada a segunda maior moeda digital, tendo sido desenvolvida pela blockchain Ethereum

Com base em sua própria blockchain, o Ethereum possui sua moeda principal, que é a Ether. O sistema é totalmente descentralizado e aplica taxas como a Gas para o gerenciamento das aplicações da rede. 

O que é o Ethereum? 

O Ethereum é tido como o segundo maior projeto cripto. Basicamente, o Ethereum é uma plataforma blockchain que permite transações como pagamentos, transferências e até empréstimos de criptomoedas por intermédio de contratos inteligentes. 

Como um grande símbolo do conceito DeFi (sigla para “finanças descentralizadas”, na tradução para o português), é possível realizar diversos tipos de negociações sem a intromissão de nenhuma instituição financeira. 

Além de transações em criptomoedas, a Ethereum também permite o desenvolvimento de DApps (aplicativos descentralizados) e também NFTs (tokens não fungíveis), o que permite a criação de projetos de aplicativos ou criptomoedas com o apoio da blockchain Ethereum. 

Por isso, cerca de 60% dos projetos de criptoativos são desenvolvidos por meio da plataforma. 

O que é o Ether?

A rede Ethereum possui sua própria criptomoeda, a Ether. Esse é um ponto importante, uma vez que o Ethereum é uma plataforma blockchain que permite diversas ações e o Ether é a sua criptomoeda nativa. Muitas pessoas acabam confundindo os termos, tendo o Ethereum como criptomoeda e não plataforma. 

As transações feitas na blockchain Ethereum são viabilizadas pelo Ethereum. Com um enorme volume de projetos criados na plataforma, o Ether serve como moeda para regulamentar as transações na rede. 

Dessa maneira, é possível entender que o Ether é um fator fundamental para que a rede Ethereum possa funcionar. 

Como funcionam as taxas no Ethereum?

As transações na rede Ethereum são guiadas por taxas. Dessa maneira, toda vez que há uma transação, há cobrança de taxas. Essa cobrança é necessária para remunerar os mineradores, usuários importantíssimos para manter a plataforma funcionando. Com isso, as taxas são uma forma de recompensa para a ação desses usuários. 

As taxas no Ethereum não possuem um valor fixo, o que pode mudar com a implementação do Ethereum 2.0. Por isso, as taxas oscilam bastante, podendo aumentar em momentos em que a escalabilidade da plataforma se torna um desafio, por exemplo, pelo alto volume de transações. 

O que é o Gas do Ethereum? Como funciona? 

A taxa cobrada para executar transações no Ethereum é o Gas, que também é uma unidade de medida usada para medir o esforço necessário para realizar as operações. Dessa maneira, o Gas é essencial para o funcionamento da blockchain Ethereum. 

Como falamos acima, o Gas não é fixo. Quanto mais complexa a transação, mais cara é a taxa. A taxa Gas é definida por transação e paga com o Ether. O valor das taxas é bastante volátil, sendo definido pela lei da oferta e da demanda. 

Quais são as principais vantagens do Ethereum? 

O principal objetivo do Ethereum é a descentralização. Por isso, a blockchain permite transações de todos os tipos sem intermediação de instituições tradicionais. Essa é uma das vantagens da rede, principalmente para quem busca um sistema para fazer transações de forma segura e com maior autonomia. 

Outra vantagem do Ethereum é a preocupação com a sustentabilidade, um fator preponderante no universo cripto. Além disso, o sistema também tem como benefícios a transparência e a segurança. Os dados são imutáveis e estão sempre disponíveis. 

Como vimos, o Ethereum é um dos principais projetos cripto do mercado. A blockchain da rede serve como base para muitos outros projetos no mundo cripto, o que torna o Ethereum a principal plataforma do mercado de criptoativos.

Sair da versão mobile