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Omnichannel: quais os benefícios?

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Diante do atual cenário do mercado mundial, é válido considerar o modelo omnichannel como um dos métodos mais eficazes para fazer com que o público se lembre de uma empresa, uma vez que o número de informações constantes é muito alto.

Todos os dias as pessoas são bombardeadas por estímulos audiovisuais de alto grau de intensidade. E, com o advento do marketing digital, são diversos os anúncios que passam por suas telas a todo o momento.

Assim, além de possuir a sua marca em um encarte personalizado, ou mesmo em uma exposição de banca de jornais, os empreendedores precisam se preocupar em estar presentes em todos os canais disponíveis, se quiserem ser lembrados pelos clientes.

Mas, muito pelo contrário do que muitos afirmam, o marketing omnichannel não consiste em um bicho de sete cabeças, nem mesmo em uma prática impossível para uma empresa que está começando agora no mercado, anunciando panfletagem, por exemplo.

A verdade é que esse modelo tem como objetivo simplificar ao máximo os processos e, a partir do bom uso das mídias e da sua conciliação com o mundo físico, proporcionar uma maior praticidade à vida do consumidor médio.

Por esta razão, o método possui inúmeros benefícios que serão do interesse de todos os tipos de empreendedores, e constituirão o tema deste artigo.

Serão ilustrados o conceito do modelo, juntamente com o poder da sua estratégia e o seu potencial de aumentar as vendas de, por exemplo, uma concessionária, tal como de tornar mais interessante os anúncios de uma varanda gourmet fechada com vidro.

Por fim, serão listadas as principais vantagens da aplicação desta estratégia, para alavancar os negócios das empresas de todos os segmentos.

Em que consiste o modelo omnichannel?

É possível afirmar que o omnichannel consiste em uma abordagem de vendas no formato multicanal, isto é, em diversos canais de divulgação.

Essa prática busca fornecer aos clientes justamente aquela experiência de compra ideal, estando eles comprando por meio de uma plataforma digital, fazendo uso do computador ou mesmo do celular, mas também por telefone, no ambiente físico ou através de outro meio.

O ponto mais relevante é a profundidade da união entre os diversos canais. Isso proporciona que a marca possa criar familiaridade com o cliente, uma vez que a marca irá permanecer no centro de atenção o tempo todo, com boas ofertas em canais confiáveis.

Não se trata somente de alcançar a maior quantidade possível de compradores por meio de canais avulsos, mas sim da compreensão de quais plataformas a persona do negócio está prestando mais atenção, e inserir, dessa forma, a marca no intermediário entre eles.

Partindo desse critério, é possível sintetizar o conceito de omnichannel como uma técnica de vendas multicanal que proporciona ao consumidor uma experiência conjunta.

Essa integração precisa existir entre os canais que fazem a distribuição, promoção e comunicação dos produtos ou serviços da companhia.

Seja vendendo hortifruti nos mercados, eletrodomésticos nos shoppings ou mesmo a promoção de uma cirurgia de pálpebra dupla em clínicas de estética, o método de difundi-los em todos os canais precisa abarcar a estratégia de marketing inteira.

A técnica omnichannel tem como base o uso contínuo e interligado dos mais distintos canais de comunicação, com a meta de estreitar o relacionamento entre o meio online e o offline, aprimorando, dessa forma, a experiência do indivíduo.

Ao destrinchar o termo omnichannel, é possível reconhecer o prefixo “omni” que, na língua latina transmite o conceito de tudo ou de inteiro. Já o termo “channel” consiste em uma palavra inglesa que pode ser traduzida para a língua portuguesa como canal.

Isto quer dizer que o significado mais satisfatório a respeito do que esse modelo de vendas, marketing e comunicação comercial desempenha na prática é algo que gira em torno de todos os canais possíveis.

Entretanto, isso ainda não é o suficiente para a compreensão plena acerca do poder e abrangência dessa palavra.

Quando alguém se limita apenas à semântica de uma palavra, ela pode acabar fazendo confusão entre os termos omnichannel, multichannel e crosschannel, que também são conceitos bem vistos e implementados com frequência no mercado.

Todos fazem referência à experiência do usuário com as mídias disponibilizadas pelas marcas. Por esta razão, eles podem transmitir a falsa sensação de possuírem o mesmo sentido.

O omnichannel é uma tática de marketing, atendimento comercial e vendas que procura oferecer uma experiência perfeita e interligada aos clientes, através do diálogo e do alinhamento dos veículos online e offline de comunicação.

Ou seja, se esse procedimento for atuante em uma empresa de vigia noturno, por exemplo, em vez de possuir todos os canais trabalhando em paralelo, eles são projetados e direcionados para cooperar entre si mutuamente.

Qual o grau de poder desta estratégia?

A tática de transformar o uso em uma experiência marcante e cada vez mais confortável é um desafio que diversas empresas estão tentando vencer. Isso porque os clientes estão mais exigentes do que nunca, e desejam cada vez mais praticidade.

Proporcionar canais digitais para compras e entrosamento com o cliente não é mais uma coisa nova, mas sim um requisito básico para as empresas que desejam continuar sobrevivendo em um cenário tão competitivo.

Como já foi visto neste artigo, o omnichannel possibilita uma nova e mais intensa experiência comercial para o usuário e, por essa razão, essa palavra se destaca tanto no vocabulário dos empreendedores nos últimos tempos.

Mesmo já estando sendo pondo em prática por algumas companhias, essa técnica ainda é relativamente nova e pode ser o diferencial que muitos negócios precisam para se destacar diante da concorrência.

Até mesmo uma empresa de limpeza de sofá pode sair na frente das outras fazendo uso dessa estratégia, seja anunciando em todas as mídias e lugares possíveis, como também expandindo o seu atendimento para essas plataformas.

A disputa dentro do mercado está cada vez mais intensa, como nunca fora antes. As potências do mercado digital estão mudando a forma como as pessoas fazem compras e os hábitos de consumo dos clientes se tornaram, por causa disso, mais cautelosos.

Dentro desse contexto, é necessário encontrar formas novas de lidar com todas essas transformações.

É preciso fornecer uma experiência de compra diferente das demais, mas ao mesmo tempo simples e sem muitas peculiaridades diferentes. Isso consiste em um grande desafio. Portanto, o omnichannel existe com a proposta de tornar isso possível.

Nessa tática, não só os canais de comunicação são integrados, mas a experiência de cada consumidor é integrada a eles. Isto é, o cliente poderá navegar e interagir com a marca por meio de várias plataformas, o que resultará em uma maior proximidade com ele.

Investir nessa estratégia é uma excelente forma de mostrar que a empresa é confiável e está preparada para atender a todas as demandas do público, até mesmo aquelas que o sujeito nunca imaginou que poderiam existir.

O número de empreendedores que estão migrando a sua comunicação e atendimento para o mundo digital, juntamente à quantidade de consumidores que relatam essa preferência e afirmam que, quando são mal atendidos aqui, trocam de loja, diz muito sobre o futuro.

Se o universo omnichannel apresenta alternativas quase ilimitadas, ele também possibilita benefícios para as companhias e fornecedores de maneiras inovadoras.

Benefícios da implementação desse modelo

Por fim, não se poderia escrever um artigo acerca do método omnichannel, seja nas vendas, no atendimento ao cliente ou mesmo nas campanhas de marketing sem salientar, de maneira esquemática, quais são os principais méritos do seu uso.

Através da venda de um piso industrial polido, ou mesmo do atendimento feito nas redes de fast food dos shoppings, é possível visualizar que, com a chegada dos aplicativos online, a rede de canais expandiu e possibilitou novas práticas comerciais.

Dessa forma, de maneira direta, é possível listar oito benefícios concretos da implementação da estratégia nos negócios:

  1. Maior satisfação dos clientes;
  2. Otimização da imagem da marca;
  3. Construção de autoridades;
  4. Otimização do processo de fidelização;
  5. Otimização da experiência dos usuários;
  6. Aumento da consciência da marca;
  7. Aumento nas vendas fora das lojas físicas;
  8. Aumento da coleta de dados.

Seja atendendo uma demanda pelo serviço de limpeza de pedra portuguesa, ou mesmo construindo uma peça publicitária, o bom uso do método pode possibilitar grandes retornos, não só no âmbito financeiro, mas de potencialização do crescimento da companhia.

Considerações finais

É fácil perceber, nos tempos atuais, como o advento do marketing digital proporcionou, não apenas para a propaganda em si, mas para todo o contexto comercial, um oceano de possibilidades e novos meios de ação, perante os clientes e a concorrência.

Através da estratégia omnichannel, torna-se possível se beneficiar de todos os privilégios que cada um dos canais de publicidade pode fornecer.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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