CotidianoSaúde / Beleza

A escovação é essencial para a saúde do seu pet

3 Mins read

Se você está sempre em busca de opções para manter seu pet saudável, tem um item que não pode ficar de fora da sua lista: a escovação dos pelos. E algumas raças precisam ainda mais desse cuidado, como o Golden Retriever, o Chow Chow e o Cão Leão, por exemplo. 

A escovação dos pelos, tanto de cachorros quanto de gatos, é fundamental para eliminar a sujeira e os fios sem vida. Além disso, também ajuda a reduzir a formação das famosas bolas de pelo e fica mais fácil verificar se há algum parasita na pele do animal, como pulgas ou carrapatos.

Além dos benefícios para a saúde dos pets, a escovação também ajuda na aparência, deixando-os com um aspecto mais limpo e tornando a pelagem mais brilhante e macia ao toque.

Vale deixar claro que a escovação não deve ser vista como uma obrigação, mas sim como um momento especial com seu pet. Esta hora deve ser relaxante, como se você estivesse proporcionando alguns minutos de carinho e dedicação ao seu bichinho. Alguns animais têm medo e não gostam da escovação, por isso, busque formas de deixar o momento mais tranquilo, para que seja uma tarefa gostosa tanto para você, quanto para o pet.

Pontos principais para a escovação dos pets

Na hora de escovar seu bichinho, é preciso ter cuidado e fazer com calma. Confira alguns pontos que vão te ajudar a deixar a tarefa mais fácil e divertida.

Pentes e escovas corretas

Existem diversos estilos e modelos de pentes e escovas no mercado de pets, desde os modelos grandes e com dentes largos até aquelas fininhas e com dentes juntos. Para encontrar a escova ideal para seu pet, é preciso ter em mente o tipo e o tamanho do pelo.

De forma geral, é importante evitar aquelas que possuem cerdas e dentes endurecidos, pois elas podem machucar a pele do animal. Uma boa opção é usar os modelos de plástico, com bolinhas nas pontas das cerdas, pois são mais macias e não causam ferimentos.

Entenda o momento certo para a escovação

Como exposto acima, nem todos os pets gostam de serem escovados, por isso, é necessário ficar atento. Escolha um momento de tranquilidade do seu animalzinho, em que ele esteja confortável para começar a escovação.

Dê preferência em fazer movimentos suaves, para que o pet não se assuste ou se machuque. Em geral, gatos têm mais aversão do que cachorros à escovação, por isso, tente tornar o momento o mais agradável possível, brincando com ele, oferecendo petiscos e fazendo tudo com carinho e atenção.

Fique atento à frequência

Os gatos e cachorros costumam renovar a pelagem diariamente, durante toda a vida. Por isso, não devem ser escovados todos os dias, para não prejudicar o crescimento dos pelos. A frequência ideal é uma vez por semana, dando uma atenção maior ao focinho.

Vale lembrar que os animais com pelagem mais longa e delicada podem ser escovados mais vezes, até três por semana, para evitar o acúmulo de sujeira e de nós. Consulte o veterinário do seu pet para conferir a frequência ideal.

Os nós dos pelos

É normal que os pets fiquem com nós nos pelos, principalmente os que têm a pelagem mais comprida e fina. Por isso, além da escovação, é necessário tomar banho e fazer a tosa para que os pelos não fiquem maiores que o ideal.

Se o pet estiver com muitos nós, faça o processo da escovação com muito cuidado e delicadeza, mesmo que demore um pouco mais, para não machucar ou causar traumas no animal. Vá soltando os pelos aos poucos e com movimentos lentos.

Cuidar do seu animal é um ato de amor e carinho e deve ser feito com cuidado, mesmo que dê trabalho. Lembre-se de que quanto melhor você cuidar dele, mais tempo ele estará na sua vida, fazendo companhia a você. 

Postagens relacionadas
Saúde / Beleza

Esfoliação Capilar: Importância para a saúde do couro cabeludo

3 Mins read
Quando pensamos em cuidados capilares, geralmente nos concentramos em shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento. No entanto, há um aspecto fundamental que…
Saúde / Beleza

5 dicas e cuidados para se bronzear em casa

3 Mins read
Durante o verão brasileiro, não é muito difícil ficar com a pele mais bronzeada. A exposição frequente ao sol, mesmo com proteção,…
Saúde / Beleza

Como escolher a melhor  plataforma Online para vender suplementos

2 Mins read
Com o aumento da demanda por suplementos nutricionais, encontrar a melhor plataforma online para vender esses produtos tornou-se uma prioridade para muitos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *