Provavelmente você já ouviu alguém contando a sua experiência com banhos gelados. Pode parecer difícil encarar um chuveiro de água gelada, mas o que pouca gente sabe é que essa prática tem uma relação direta com uma técnica fisioterápica usada em tratamentos de lesões.
O banho de contraste é uma técnica aplicada em fisioterapia, com o intuito de tratar lesões articulares, realizando a troca entre a dilatação e a constrição dos vasos sanguíneos de um local do corpo.
O que é o banho de contraste?
Trata-se de uma técnica fisioterápica aplicada em tratamentos de lesões articulares. Na prática, são intercalados o frio e o calor, promovendo a dilatação e constrição dos vasos sanguíneos.
Por meio dessa aplicação é possível drenar edemas em lesões articulares nas quais eles estão presentes.
O banho de contraste é especialmente utilizado em lesões de articulações distais, como punho e tornozelo.
Como fazer o banho de contraste?
A aplicação da técnica é muito simples. Você vai precisar de dois recipientes dentro dos quais seja possível imergir o local a ser tratado. Por exemplo, se você vai fazer banho de contraste no punho, escolha dois recipientes nos quais você consiga colocar todo o punho em contato com a água.
No primeiro recipiente você deve colocar água quente tolerável e no segundo água fria, também em temperatura suportável.
Com os recipientes prontos, a técnica é simples:
- mergulhe o punho na água quente por três a cinco minutos;
- em seguida, mergulhe na água gelada por um a três minutos;
- alterne por até três vezes, sem ultrapassar trinta minutos de sessão.
Qual é a relação entre o banho de contraste e o banho de água fria?
Enquanto o banho de contraste é utilizado para tratar problemas articulares específicos de maneira mais intensa, os banhos de água fria são uma prática indicada para aumentar a disposição e melhorar a circulação do sangue.
Assim, o banho de contraste é realizado como um tratamento de saúde, enquanto o banho de água fria é uma prática de prevenção e cuidado preventivo.
O banho de água gelada oferece diversos benefícios para a saúde e pode ser incluído na rotina, promovendo bem-estar físico e mental. Conheça os benefícios:
Ajuda a melhorar a circulação do sangue
Tomando banho em uma temperatura mais baixa, o seu organismo precisa trabalhar mais para manter a sua temperatura natural. Isso favorece o aumento da circulação sanguínea.
Estímulo para o sistema imunológico
Banhos gelados auxiliam na produção de glóbulos brancos, responsáveis por atuar no sistema imunológico, minimizando os riscos de aparecimento de doenças e deixar o organismo mais resistente.
Reduz dores musculares
Tomar banho gelado promove a contração dos vasos sanguíneos, reduzindo inchaços, dores e sintomas de inflamação. É por isso que o banho frio é associado ao banho de contraste. Como destacamos, a única diferença entre eles é que o contraste é mais focado em uma parte do corpo.
Melhora a saúde da pele
Os banhos quentes ressecam a pele, pois a alta temperatura remove a camada natural de proteção da pele. Desta forma, banhos frios ajudam a fechar os poros, controlar a oleosidade e deixar a pele com aspecto mais saudável.
Esses benefícios se estendem aos cabelos, já que a água fria sela as cutículas, trazendo mais brilho e maciez para os fios.
Estimulante
Tomar um banho gelado pela manhã ajuda a melhorar a circulação do sangue e com isso reduzir o cansaço e despertar para as atividades do dia.
O banho de contraste e o banho gelado trazem vários benefícios para a saúde. Eles são a opção perfeita para quem tem problemas articulares ou simplesmente quer melhorar a disposição e o bem-estar físico.