Todas as pessoas necessitam de dinheiro para as necessidades básicas, tais como moradia, alimentação, lazer, entre outras. Com isso, elas se atentam a economia do país, a fim de estarem atualizadas sobre a precificação de produtos e serviços que necessitam contratar, como Internet, planos de celular, entre outros que consideram necessários.
No entanto, nos últimos anos houve um aumento do preço de produtos básicos para sobrevivência, desde alimentação até móveis de casa, eletrodomésticos, entre outros. Com isso, as pessoas procuram outras formas de ganhar dinheiro para pagar todas as contas e viver com o mínimo de conforto, tais como trabalhos autônomos, além do trabalho principal, como freelancers pontuais ou fixos.
Outras pessoas recorrem também a empréstimos bancários, principalmente quando querem investir em algo com maior valor aquisitivo, tal como a compra de uma casa ou automóvel para locomoção. Muitas pessoas procuram contratar o empréstimo consignado devido ao seu desconto em folha, diretamente. Essa modalidade pode ser feita, inclusive, por pensionistas do INSS e aposentados, mas alguns pontos necessitam de atenção.
O que é empréstimo consignado
Diversas pessoas têm dificuldade de administrar seu dinheiro. Isso se dá por diversos fatores, como falta de expertise no assunto, falta de oportunidades, devido à quantia que recebe ou até mesmo por não saber por onde começar. Se você for uma dessas pessoas, pelo motivo que seja, e precisar de um empréstimo, o consignado pode ser uma solução para você.
Isso porque o empréstimo consignado é descontado diretamente da folha de pagamento, como uma espécie de débito automático, facilitando a vida de quem esquece do pagamento. Pela pessoa não ter a opção de não pagamento, a taxa de juros é menor, sendo um atrativo para as pessoas, principalmente para aposentados.
No entanto, é preciso se atentar aos detalhes do contrato antes de assiná-lo. Nenhuma pessoa está a salvo de cobrança de juros excessiva e, no caso do empréstimo consignado, a negociação deve ser feita antes da firmação do contrato. Após isso, os detalhes só poderão ser contestados por liminar judicial, o que pode demandar um gasto a mais.
Além disso, os juros das parcelas dessa modalidade de crédito podem ser aplicados mensalmente e não anualmente como outras modalidades. Por isso, se atente nesses detalhes antes de firmar o acordo. É recomendado que você leve o contrato para um especialista, a fim de que ele possa te orientar com propriedade.
Aposentados podem pegar empréstimo consignado?
Geralmente, pessoas da terceira idade apresentam algumas dificuldades em contratar alguns serviços, tais como plano funerário, que cobra mais caro para pessoas acima de aproximadamente 70 anos, ou até empréstimos. Por um período, a modalidade de crédito consignado ficou barrada para pessoas aposentadas e pensionistas do INSS.
No entanto, recentemente, foi decretado que esse grupo pode contratar o empréstimo consignado, variando o valor de pessoa para pessoa. Nessas horas, é importante saber como está seu score de crédito, que indica se você é um bom pagador. Esse score define se você pode ou não comprar uma casa, um carro ou ter um empréstimo aprovado.
Para pessoas aposentadas e pensionistas do INSS, o valor médio liberado para crédito consignado é de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), podendo variar de banco para banco, pessoa para pessoa, entre outros fatores. Esse valor é posteriormente descontado diretamente da sua aposentadoria. Por isso, é importante se atentar ao valor das parcelas e se elas estão dentro do seu orçamento com as taxas, a fim de evitar apertos financeiros no futuro.