Marketing Digital

Como fazer seu e-commerce vender mais?

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Nos últimos anos, muitas empresas que ainda não vendiam online tiveram que se adaptar e quase todo empreendedor, mesmo que pequeno, agora tem um canal de e-commerce. Isso é bom, porque significa a possibilidade de atingir mais clientes e até de economizar com alguns custos, embora a concorrência seja forte.

Quem espera se destacar nesse cenário, precisa investir em alguns diferenciais. As lojas com cupom e que utilizam estratégias de marketing nos canais certos, por exemplo, saem na frente. Fizemos uma lista com um passo a passo para se destacar e conquistar os clientes (os velhos e os novos).

Entenda qual é o seu público-alvo

A gente sabe que a ideia é vender o seu produto ou serviço para o máximo de gente possível, mas, na prática, é importante que você saiba que parte importante da sua estratégia de e-commerce é entender quem é o seu público-alvo. Praticamente todas as outras estratégias dependem dessa definição.

Foque no seu nicho

Na linguagem do marketing digital, o nicho é um conjunto de consumidores, com determinado perfil e necessidades. A internet é um canal de vendas cada vez mais “nichado” e, se não dá para fugir disso, use a seu favor. 

Além de te ajudar a identificar qual é a melhor linguagem e canal para falar com o seu público específico, pode ser uma boa ideia para desenvolver produtos e serviços baseados no que essas pessoas precisam e querem. Fazer pesquisas perguntando o que gostariam de ver na sua loja, por exemplo, pode te ajudar nisso.

Invista em uma boa plataforma

Quase todo mundo tem um site, mas nem todos são bons. Investir para que a sua plataforma seja bonita, tenha informações claras e visíveis e seja intuitiva e fácil de navegar é fundamental para que seu cliente conclua a compra. Também é importante sempre estar aberto e ter um espaço para feedbacks.

Valorize o atendimento ao cliente

Além de um bom site, é fundamental oferecer um atendimento ágil e prestativo a qualquer dúvida ou problema que o cliente tiver com a compra. Pode ser um bate-papo no site, um fale conosco ou até um direcionamento para o Whatsapp. 

Conta pontos positivos se o acesso a esse canal for simples (com um clique, por exemplo), bem visível e rápido nos atendimentos. A linguagem dos profissionais durante a comunicação deve estar alinhada com a definição de quem é o seu cliente, como ressaltamos nas dicas anteriores.

Faça promoções

Todo cliente gosta de promoções e a internet está cheia delas. Ou seja, se você não fizer, outro negócio pode conquistar seu cliente. Você pode abaixar o preço de determinados itens, fazer um saldão para vender produtos do estoque, oferecer cupons de descontos, dar frete grátis a partir de um valor mínimo, etc.

Fique de olho nas datas comemorativas, inclusive nas específicas do seu nicho de clientes. Pense em estratégias específicas para cada ocasião.

Anuncie em marketplaces

Os marketplaces são lugares que funcionam como os shoppings da internet. Ou seja, plataformas que anunciam diversas lojas. Escolha alguns que façam sentido para o seu nicho e anuncie neles. Essa é uma boa forma de conquistar clientes que ainda não conhecem ou nem estavam lembrando da sua marca.

Mantenha perfis nas redes sociais

Hoje em dia, ter perfis nas principais redes sociais é vital para qualquer marca. Para quem tem um pequeno negócio, mais ainda. Além de anunciar seus produtos e descontos, esses canais servem para se aproximar do seu cliente e até para fazer vendas diretamente.

Mas não basta criar uma conta e sair postando qualquer coisa. É preciso fazer um planejamento de como será a sua presença nesses canais. Se você não entende nada da área, vale contar com a ajuda de uma consultoria ou empresa especializada.

Tire boas fotos

As imagens importam muito na internet, ou seja, você deve investir em boas fotos dos seus produtos, tanto para o site quanto para as redes sociais. Se você não tem uma boa câmera ou experiência, pode ser uma boa ideia contratar um fotógrafo.

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