Novo comportamento acaba exigindo mudanças no setor da moda
Pensar no universo da moda abrange uma série de fatores e tendências que influenciam a maneira como nos vestimos. Nos últimos anos, uma mudança parece estar se tornando cada vez mais preponderante no Brasil e em grande parte do mundo: a preferência por mais qualidade.
Quando alguém adota um estilo de vida minimalista ou mesmo ecologicamente correto, esse tipo de opção afeta a quantidade de itens comprados. Até porque, se você investe em uma peça de moda premium, por exemplo, a tendência é ela ter mais qualidade e durabilidade que as demais.
Cabe ao setor da moda oferecer um tipo de peça com qualidade, mas também com um preço relativamente atrativo. Isso pode ser feito por meio de descontos ou promoções. Conheça um pouco mais sobre essa tendência que está se tornando a nossa nova realidade.
Pandemia alterou forma de consumir
Antes de mais nada, é preciso dizer que essa tendência pela qualidade já dava os seus primeiros passos pelo menos nos últimos 10 anos. No entanto, ela ganhou muito mais força com o advento da pandemia do novo coronavírus. A explicação para tanto se dá devido à maior necessidade de permanecer em casa.
Muitas pessoas que se trajavam de maneira mais formal ou usavam algum tipo de uniforme acabaram por “aposentar” provisoriamente tais roupas por conta do isolamento social. Afinal de contas, não haveria necessidade de manter o dress code, pois o trabalho seria realizado em casa.
A partir daí, o aspecto da qualidade foi ganhando mais impulso. A necessidade de lavagem de roupas com mais frequência, considerando a maior necessidade de higiene diante da realidade permeada do vírus, é um dos exemplos. Logo, uma tendência que já vinha se manifestando acabou por se concretizar.
Atualmente, mesmo com o fim do isolamento social e com a melhora significativa da pandemia graças à vacinação, as pessoas têm investido bem mais na qualidade do que na quantidade de roupas compradas.
Nível de exigência do consumidor foi elevado
Um estudo realizado em 2021 pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) com a Opinion Box, denominado “Empresas que Mais Respeitam o Consumidor”, mostrou que a relação entre consumidor e marcas foi significativamente alterada. O primeiro tornou-se muito mais exigente quanto ao segundo.
Isso pode ser aplicado tanto ao objeto de compra como também à relação estabelecida na hora de comprar. A busca por uma experiência satisfatória tornou-se mais significativa na medida em que as lojas passaram a oferecer o atendimento on-line.
No entanto, esse maior nível de exigência não tirou do brasileiro a vontade de ir às compras. Basta dizer que o país ocupa a nona colocação no mercado mundial de roupas e acessórios. O fator que mais pesa na decisão de compra é, sim, o preço do produto.
Adequando à nova realidade
Assim, a recomendação que se pode dar aos lojistas e varejistas pelo país afora é apostar em peças com qualidade, mas que nem por isso deixem de ter preços atrativos. Criar promoções, cupons de desconto e programas de fidelização do cliente são exemplos de táticas muito benéficas.
O ideal é conseguir unir a qualidade e o preço para oferecer uma experiência mais atraente, manter o nível de vendas e, consequentemente, trazer novos ganhos para a marca. Lembramos que o boca a boca é sempre a melhor propaganda para qualquer negócio. Ao unir esses dois aspectos, as chances de um negócio voltado para o setor da moda dar certo é, com toda a certeza, bem maior.