A obesidade é causada pelo acúmulo de gordura no corpo, e tem um grande impacto em muitas outras doenças, inclusive as doenças bucais, que estão ligadas a dificuldade do emagrecimento em muitas pessoas devido a má alimentação.
Pessoas obesas têm mais propensão a esse tipo de disfunção, pois desenvolvem outras doenças sistêmicas como diabetes, problemas gástricos que tendem a desencadear problemas à saúde bucal.
Diversos estudos já associam o excesso de peso ao surgimento de problemas bucais como a periodontite que é uma inflamação na gengiva, ossos e ligamentos que dão sustentação aos dentes.
Para poder fazer o tratamento correto para esse tipo de doença bucal é necessário passar em consulta com um dentista especializado em gengiva.
Doenças bucais mais comuns que podem surgir com os efeitos da obesidade
Quando falamos das principais doenças que podem ser causadas pela obesidades são:
- Cárie;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Perda dos dentes.
Abaixo veremos mais a fundo sobre as doenças mencionadas acima.
- Cárie
A cárie é o processo de deterioração dos dentes, é uma doença crônica causada por microorganismos de causa multifatorial.
Processo em que o ácido corrói a superfície do dente tornando-o poroso com aspecto esbranquiçado, evoluindo as manchas tendem a ficar escuras de marrom a preta, atingindo a polpa do dente.
- Gengivite
A Gengivite é o processo inflamatório da gengiva, é uma doença causada pelo acúmulo de tártaro que ao infeccionar causa sangramento, sensibilidade e se não tratada pode evoluir para um quadro periodontal.
- Periodontite
A periodontite é a inflamação dos três tecidos de sustentação dos dentes (gengiva, ossos e ligamentos). É uma das doenças bucais mais sérias, e que precisam de acompanhamento odontológico assim que descobertas.
Ela é a evolução de um quadro de gengivite não tratado, e tem os mesmos sintomas de sangramento, e sensibilidade, em alguns casos até o amolecimento e perda dos dentes.
- Perda dos dentes
Não pode ser tratada como uma doença, mas sim como consequência de todas as enfermidades acima.
Se todos os quadros não forem tratados adequadamente, pode ocorrer esse fator, tendo como a única solução de melhora a procura de um dentista especialista em prótese dentária para recuperar os dentes e a autoestima do paciente afetado.
Como a obesidade e as doenças bucais podem afetar a saúde?
Pessoas obesas podem desencadear diversos problemas de saúde por terem tendência a ter a imunidade mais baixa do que pessoas com o peso considerado normal.
Por esse motivo ocorrem inflamações desordenadas e com a defesa do organismo reduzida, os obesos têm mais tendência ao crescimento e equilíbrio do biofilme oral – um conjunto de microorganismos que naturalmente vivem dentro da boca.
Quando essa harmonia é afetada surgem alterações como a gengivite, periodontite e perda de dentes.
Além disso, as toxinas bacterianas que decorrem da inflamação da gengiva podem entrar na corrente sanguínea e afetar outras partes do corpo como o coração, o pulmão, rins, articulação, entre outras, causando assim doenças sistêmicas.
Outro fator indesejado da obesidade são as disfunções mastigatórias e respiratórias, por muitas pessoas terem o hábito de engolir alimentos em grandes porções sem triturá-los corretamente.
Sendo assim, uma mastigação inadequada pode levar a problemas articulares na face, causando dores.
A obesidade e os problemas bucais atrapalham o processo de emagrecimento caso a pessoa queira emagrecer, pois o mau hábito de alimentação auxilia para os problemas bucais.
Com isso, a alimentação rica em açúcares e alimentos industrializados é a principal causa de dificuldade de emagrecimento entre as pessoas e de doenças bucais como a cárie, principalmente em crianças, que atualmente tendem maior propensão a passar por um processo de obesidade.
Para um tratamento eficaz de problemas bucais em crianças é importante passar em consultório odontológico infantil com os profissionais especializados para melhor atendimento.
Qual o melhor tratamento para combater essas doenças?
Os primeiros passos na prevenção das doenças bucais é caprichar na limpeza dos dentes. Essa rotina diária ajuda a evitar o surgimento da placa bacteriana que causa inflamação na gengiva.
Fazer uma profilaxia – limpeza dos dentes – é extremamente importante para evitar o surgimento de doenças bucais.
Outra coisa importante é verificar o nascimento errado dos sisos com raio-x feito pelo odontologista, e se caso necessite, realizar uma extração, pois podem prejudicar os outros dentes, empurrando e os entortando, sendo importante o auxílio do aparelho.
Porém hoje em dia, não é um grande problema, pois existem diversas opções assim como o aparelho transparente que tem uma grande eficácia para os dentes e é quase que imperceptível.
Para o combate da obesidade é necessário uma reeducação alimentar, dando ênfase a alimentos mais naturais como legumes e verduras, evitando o consumo dos alimentos ricos em açúcares, e os alimentos industrializados e fritos.
Com a mudança de hábitos, além do emagrecimento, os nutrientes extraídos provenientes desses alimentos tendem a fazer bem para os dentes, evitando doenças bucais.
O alinhamento dos exercícios físicos junto da reeducação alimentar é excelente para um emagrecimento saudável.
Agora que já sabemos que as doenças bucais prejudicam o emagrecimento pois a alimentação inadequada é rica em açúcares e prejudicam os dentes, que tal começar hoje a mudar a alimentação e a cuidar bem dos dentes?
Se você possui lente de contato de resina, faça a higiene em dobro para manter o brilho e a saúde dos seus dentes ainda mais em dia. Cuide da sua saúde bucal e física, saúde em primeiro lugar sempre!
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.