Morder a língua é um problema por si só uma vez que é uma ação feita sem querer, da qual te causa uma dor horrenda, mas para além disso, o cuidado com mordidas acidentais deve ser redobrado uma vez que elas são as principais causas das famosas aftas.
Isso acontece porque a mordida gera um machucado que se transforma em uma pequena úlcera, que conhecemos popularmente como as aftas que são insuportáveis, principalmente, por causa incomodo na hora de comer e até mesmo falar.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as aftas, bem como entenda como evitá-las e tratá-las para ter uma melhor saúde bucal e não sofrer com os incômodos causados por esse problema, que parece singelo, mas pode acabar atrapalhando sua rotina e afazeres diários.
Morder a língua pode causar aftas?
Assim como mencionado anteriormente, morder a língua é uma das principais causas de aftas, assim como ferimentos nas bochechas.
Isso acontece porque essas mordidas acabam gerando feridas que se transformam nas aftas.
Nesse sentido, é possível pensar também em pessoas que utilizam aparelhos fixos dentais, ou até mesmo facetas de resina, próteses ou implantes, que, ao apresentar algum problema nesses acessórios, também pode desenvolver feridas que se transformam nas aftas.
Justamente por isso que na hora de colocar esses tratamentos, é necessário que tudo esteja de acordo com o tamanho na boca para que não haja feridas.
Uma outra opção também para pessoas que usam aparelhos são aparelhos mais modernos como o transparente que pode machucar menos a boca.
Para saber mais sobre esse aparelho e entender suas características, peculiaridades e cotação, basta pesquisar em qualquer navegador sobre “aparelho invisível preço”.
Mordida errada pode ser a causa de aftas?
Assim como as mordidas na língua, o problema de mordida torta não apresenta problemas apenas sobre os erros de mastigação.
Além disso, a forma errada de mastigar pode acabar provocando danos à boca, como aftas e ferimentos. Os dentes desalinhados podem danificar a mucosa da boca, colaborando para os machucados e incômodos.
Dessa forma, os pacientes que apresentam uma mordida cruzada, desalinhada ou profunda, devem procurar um dentista para tratar esses problemas, assim como uma pessoa que não possui alguma dentição busca por um implante de dente.
Em suma, nesses casos a dica para evitar complicações nada mais é do que a limpeza da boca e dos dentes. Escove os dentes corretamente, pelo menos três vezes ao dia, use enxaguante bucal e fio dental.
Como tratar as aftas causadas por mordidas?
O tratamento das aftas pode variar de acordo com suas causas principais.
Isso porque, além das feridas, as aftas também podem ser causadas por outras questões, como, por exemplo, a alimentação com alimentos ácidos, ou até mesmo significar a presença de doenças mais sérias como a AIDS.
Portanto, assim como é necessário a avaliação de um profissional para fazer um implante dental, é preciso a avaliação de um dentista para saber quais os melhores tratamentos para seu caso considerando as peculiaridades de sua situação.
Entretanto, mesmo assim é possível saber os principais tratamentos de determinados casos, principalmente dos mais simples. Portanto confira essas soluções a seguir:
- Fármacos
Os dentistas muitas vezes indicam tratamentos com medicamentos que ajudam a curar a afta, como por exemplo lenços umedecidos ou pomadas com anestésicos e anti-inflamatórios.
Em certos casos, até drogas orais entram na receita.
- Alimentação
Outro aspecto importante é o cuidado com a alimentação. Portanto, é possível fazer com que as aftas vão embora mais rápido através da ingestão de legumes e vegetais escuros, como a couve. Eles têm vitaminas do complexo B e ferro, que dão força à mucosa bucal. Melhor comê-los frios e pastosos.
- Técnicas odontológicas
Por último, mas não menos importante, para os casos mais graves e difíceis, alguns profissionais ainda podem indicar o tratamento de aftas através da aplicação de lasers terapêuticos de baixa potência na lesão para que ela cicatrize depressa, questão que acontece também em aftas provocadas por más colocações de implante dentário.
Como evitar as aftas?
Antes mesmo de chegar a apresentar aftas e acabar sofrendo com esse problema de forma recorrente, é possível evitá-las através de alguns cuidados, principalmente evitando morder a língua ou as bochechas e buscando tratar as principais causas das aftas.
Para além disso é importante manter visitas frequentes ao dentista para que este possa fazer avaliações de sua saúde bucal, bem como tratar qualquer problema, até mesmo as aftas, de forma inicial sem que seja necessário sofrer com sintomas ou consequências mais sérias pelo desenvolvimento das aftas ou qualquer doença bucal.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.