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O que é marketing experience?

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Algumas necessidades mais recentes fizeram o marketing focar na experiência do clientes, assim surge o marketing experience. 

Essa vertente ganha cada vez mais espaço no mercado atual, porque seu objetivo está relacionado de forma direta com uma necessidade das empresas no dia de hoje, gerar engajamento do consumidor com a marca. Assim criando um relacionamento mais rápido. 

Já faz muito tempo desde que apresentar seu produto ou serviço de forma clara para uma ampla gama de pessoas era o suficiente para gerar mais vendas. 

O marketing atual foca em segmentar a atenção para um público-alvo e oferecer a melhor jornada de vendas possível. 

Conceitos como o funil de vendas fez com que os gestores de empresas como uma oficina credenciada Tokio Marine passassem a ver a primeira interação do consumidor com a empresa como o ponto de partida para um diálogo e de uma experiência de compra. 

Com esse ponto de vista, o atendimento, o discurso de vendas e a quebra de objeções viram o centro da atenção das estratégias. 

A partir disso é necessário compreender como gerar experiências marcantes nessa fase da consolidação de uma venda. 

Ações diretas que proporcionam experiências para consumidores em potencial podem ser utilizadas tanto para gerar atenção para um produto ou serviço, como para quebrar objeções de pessoas que já conhecem e não se decidiram sobre a compra. 

O marketing experience parte do princípio de um atendimento que responda de forma útil e assertiva as dúvidas e necessidades dos consumidores, porém, ela pode e deve ser extrapolada para ações lúdicas, interativas e demonstrativas que valorizam a marca. 

Para atingir o máximo de eficiência na estratégia de marketing experience é necessário compreender e entender como influenciar todas as sensações que um cliente ou consumidor em potencial sente durante a interação com o serviço ou produto. 

O que é o marketing experience?

Explicando em linhas gerais o marketing de experiência é a vertente do marketing atual que pretende utilizar a emoção dos consumidores conectados com a marca para gerar o engajamento, a captação e a fidelização de clientes. 

Esse estilo de marketing estuda profundamente o processo de conversão de vendas e a partir disso gera estímulos que provocam uma resposta afetiva da audiência, assim atrelando a imagem da marca com uma experiência positiva de compra.  

O advento do marketing de experiência surge a partir do ponto que uma empresa de limpeza de tapetes persas entende que vender um produto ou serviço não é mais o suficiente, é preciso gerar ações que resultam na satisfação plena do consumidor. 

O marketing experience é um conceito profundamente relacionado com outra ideia, o client share, por sua vez essa é uma série de processos que realiza uma análise de cada cliente e da relevância que ele dá para o seu produto ou serviço comprado. 

Um indicador que pode ajudar no levantamento dessa base de informações é a persona da marca. 

É a partir dela que se compreende quais são as demandas, desejos e dores da audiência, assim se descobre quais as ações que esse público gostaria de consumir. 

Para proporcionar uma experiência agradável e eficiente para a estratégia de marketing de experiências é preciso ter um conhecimento profundo do universo da audiência, as empresas de sinalização rodoviária, por exemplo, podem focar no universo.

Depois disso, ainda com a utilização da persona, é preciso entender como o público desenvolve sua decisão de compra, quais argumentos contribuem para a quebra de objeções e qual a comunicação mais eficiente para gerar identificação. 

Uma empresa que desenvolve uma ação com base no marketing de experiências precisa entender ainda que por mais que essas ações sejam planejadas para gerar determinadas sensações, cada uma dessas experiências são vividas de formas diferentes pelos clientes.

Isso significa que além do planejamento é necessário realizar um acompanhamento aproximado do andamento desses processos e como as experiências estão sendo recebidas pelo público alvo da marca

A renovação da experiência, em especial, quando aplicada na jornada do consumidor pode aferir efeitos diversos: 

  • Nova e positiva quando ocorre uma primeira interação; 
  • Positiva e reforçada, quando a experiência é boa em uma segunda compra; 
  • Positiva de resgate, quando a segunda experiência é melhor que a primeira; 
  • Negativa, quando o cliente desiste ou fica insatisfeito com a jornada de compra. 

Para gerar os efeitos afetivos e assim reforçar a conexão da marca com os consumidores, o marketing de experiências utiliza de gatilhos que podem ser divididos em alguns pontos: os sentidos, os sentimentos, os pensamentos, a identificação e a ação. 

Desde explorar o bem-estar dos clientes até estimular reflexões socialmente relevantes, as marcas utilizam uma série de pontos de contato para encontrar a melhor via para os consumidores de uma pizzaria de forno a lenha, por exemplo.

Cada vez mais os consumidores buscam menos por produtos e serviços e mais para conexões reais entre pessoas e marcas relacionadas por identidades e pautas compartilhadas, as experiências ajudam a reforçar esses pontos. 

Como aplicar o marketing experience para a sua empresa

Fidelizar os clientes é uma das missões mais difíceis e trabalhosas do atual cenário do marketing. A melhor forma de criar um laço mais forte entre clientes é a partir do oferecimento de experiências atrativas e relacionadas ao seu consumidor. 

A experiência do cliente depende de uma série de fatores que permeiam todo o processo de jornada de vendas, desde o atendimento até a forma com que um produto ou serviço de guincho mais próximo é efetuado pode afetar a experiência do cliente com a empresa.

Antes de atuar de forma ativa com ações que aprimorem a experiência dos clientes, é importante que os gestores de uma marca tenham uma consciência clara de como ela está se desenvolvendo atualmente. 

Para esse fim é necessário que algumas métricas sejam consultadas e que pesquisas sejam feitas para que se compreenda como o cliente tem interagido com a empresa em seus diferentes canais de contato e venda. 

Além da mera consulta do quadro atual, esse diagnóstico deve compreender a identificação de quem é o público comprador de uma empresa e quais experiências podem ser somadas à jornada de compra ou focadas para que o cliente se sinta mais confortável em comprar. 

Quando se pensa em experiências de compra, muitas vezes se imagina apenas exemplos cabíveis para empresas que atuam no B2C, Business-To consumers, ou seja, lojas que vendem para compradores. 

Contudo, até as empresas que focam seu serviço em atender outros negócios como uma loja de produto para limpeza de piso industrial podem rever a experiência do cliente e gerar mais conexão. 

Quando falamos desse universo específico, a melhoria da experiência se dá por uma compra mais dinâmica, o oferecimento de testes e workshops com novos produtos ou até um atendimento mais atencioso às demandas que devem ser atendidas. 

A tecnologia, em especial, o acesso à informação em dispositivos móveis mudou muito a forma como as empresas se comunicam com seus consumidores, ou seja, mudou os processos de marketing, inclusive aumentando as opções de experiências. 

Mudanças sazonais em aplicativos, atendimentos em tempo real e integral, criação de aplicações de experiências em realidade aumentada e produção de conteúdo são algumas das possibilidades geradas pelas potencialidades da tecnologia. 

Qualquer uma dessas iniciativas, até mesmo as mais simples, demandam uma atenção especial e um planejamento estratégico coerente. 

Ao planejar a estratégia de experiência de uma sessão de manutenção de cílios fio a fio volume russo demanda pesquisa. 

Com todos os passos desenhados e prontos para serem colocados em prática, chega a hora de submeter a experiência à aprovação do público, é a partir desse momento que se pode notar a conexão com a marca se reforçando em casos de acertos. 

Em casos de experiências negativas vindas de erros e problemas, é necessário que algumas ações sejam tomadas para que esse cliente não crie uma imagem negativa. Essencialmente uma resposta rápida e direta ao problema é a melhor saída.

Considerações finais

Sendo assim, consumidores com o olhar mais sensível para as estratégias de marketing das empresas percebeu que os últimos anos fizeram com que as interações mudaram de forma drástica. 

Portanto, a tecnologia possibilitou e obrigou que as empresas ofereçam um serviço mais direto. 

Uma das formas mais eficientes de chamar a atenção de um público consumidor hoje em dia é por meio de experiências que apresentem os produtos, serviços ou valores da marca de forma direta ou indireta, o nome dessa estratégia é marketing de experiência. 

Essa estratégia busca criar conexões afetivas com as audiências das empresas de cobertura de vidro para varanda para que elas desenvolvam uma comunicação mais efetiva e interessante para atrair e reter a atenção dos consumidores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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