Ganhar dinheiro com artesanato, com seus hobbies ou com jogos que pagam dinheiro de verdade, o que era sonho já se tornou realidade.
Com as mudanças tecnológicas e as alterações no estilo de vida nos últimos anos, cada vez mais a realidade de viver do que se ama está se tornando aplicável.
Esse novo modelo econômico, em que é possível monetizar uma paixão ou habilidade, chama-se Passion Economy e permite muito mais autonomia e rentabilidade nos seus empreendimentos, unindo gosto pessoal e habilidades empreendedoras.
Por isso, criamos um artigo que vai te mostrar todos os principais pontos sobre passion economy e como usá-la a seu favor nos negócios.
O que é Passion Economy?
Passion economy consiste em transformar a sua paixão em um negócio rentável. Com esse modelo econômico, as pessoas podem transformar os seus hobbies e as suas habilidades em algo que traga dinheiro mensalmente.
Dessa forma, é possível transformar essa fonte de renda em um dinheiro extra todos os meses ou até mesmo tornar essa atividade em seu negócio principal. Diversos empreendedores já surgiram através da passion economy.
De fato, o cenário de transformação da paixão em trabalho cresceu muito com os desenvolvimentos recentes da internet, como as redes sociais, os marketplaces, os softwares de gestão e outros.
Com essas ferramentas, é possível manter sua produtividade no trabalho e divulgar os seus produtos totalmente através da internet, gerando um negócio 100% digital.
Ou seja: ganhar dinheiro jogando videogame já não é mais um sonho, e sim uma realidade. O mesmo vale para pessoas que gostam de fazer artesanato, arte no computador ou para qualquer pessoa que deseja monetizar sua paixão.
Quais as características da Passion Economy?
A primeira característica da passion economy é que o trabalho deixa de ser algo totalmente mecanizado e passa a ser muito mais dinâmico, uma vez que se está trabalhando com o que se ama. Isso traz muito mais realização para quem decide entrar nesse modelo econômico.
Naturalmente, isso exige cuidados: é preciso ter disciplina para trabalhar com constância e também é preciso ter conhecimentos sobre como gerir a sua empresa e como vender seus produtos ou serviços.
Outro ponto importante é a proximidade: muitas vezes, as empresas são as próprias pessoas. Por exemplo: um streamer de jogos é a cara de sua empresa, e seus clientes (o público) sentem uma conexão muito maior com o profissional.
Dessa forma, há muito mais fidelidade entre público e criador, o que permite a formação de uma comunidade de pessoas engajadas e fiéis, que vão acompanhar todos os projetos do criador (muitas vezes, usando memes e bordões só entendidos por quem é da comunidade).
Por fim, outro ponto importante é o uso da internet para viabilizar esse negócio: a maioria dessas empresas usa as redes sociais para vender seus produtos e serviços ou, até mesmo, para divulgar seu conteúdo e, através dele, conseguir mais clientes.
Formas de ganhar dinheiro com a Passion Economy
Existem diversas formas de ganhar dinheiro fazendo o que se ama na internet. É possível, por exemplo, ganhar dinheiro através da confecção de artesanatos, como artes digitais, marcenaria, crochê e outras formas.
É possível também ensinar a fazer esse tipo de arte e ganhar com a visualização dos conteúdos e a venda de cursos e tutoriais. Também é possível vender os próprios produtos ou fazer parcerias com marcas do seu nicho.
Outra possibilidade é ganhar dinheiro ensinando o que se sabe: diversas pessoas possuem conteúdos na internet ensinando desde jardinagem até física quântica — e é possível monetizar com cursos, prestação de serviços e parcerias também.
Além disso, vale citar a possibilidade de ganhar dinheiro com jogos online: hoje em dia, é possível fazer streaming de jogos e ganhar muito dinheiro. Além disso, publicar conteúdos sobre jogos é outra forma de monetizar sua paixão.
Também é possível jogar jogos e ganhar dinheiro com isso: existem campeonatos de jogos online que remuneram os vencedores com premiações bastante generosas.
Por fim, existem jogos que remuneram o jogador simplesmente para que ele continue jogando, como é o caso de alguns jogos mobile e alguns jogos NFT.
O importante é buscar algo que te realize e, com isso, aprender a monetizar aquilo que te faz feliz. Assim, é possível ter uma vida profissional realizada e entregar valor para diversas pessoas através da sua paixão.