Endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para ações internas da corporação, ou seja, para seus colaboradores. Também conhecido como marketing interno, seu propósito é melhorar a imagem da empresa perante os funcionários.
Como resultado, a companhia aumenta a motivação e o engajamento dos profissionais, ao mesmo tempo em que reduz a taxa de rotatividade.
Na verdade, investir em marketing interno é uma das estratégias mais eficazes para reter talentos, atrair profissionais qualificados e evitar que essas pessoas procurem oportunidades em outras organizações.
São práticas que ajudam a criar e desenvolver uma imagem de um bom lugar para trabalhar, fazendo com que a empresa se torne o objetivo de muitos profissionais que querem construir uma boa carreira.
O marketing é uma estratégia que começa de dentro para fora, ou seja, a partir do momento em que os funcionários estão satisfeitos com a organização, essa satisfação vai se refletir nos consumidores, investidores e parceiros.
Assim como é necessário atrair e fidelizar clientes, as companhias também precisam atrair e fidelizar seus trabalhadores.
Portanto, neste artigo, você vai entender o que é endomarketing, a diferença entre ele e comunicação interna e sua importância durante os períodos de crise.
O que é endomarketing?
Endomarketing é uma estratégia voltada para as ações internas da empresa, tendo como propósito melhorar a imagem do negócio perante seus colaboradores, fazendo com que a equipe se torne mais motivada, além de reduzir a rotatividade.
É importante investir nessas práticas porque as ações internas influenciam os funcionários. São pessoas que têm contato direto com os processos internos e conseguem influenciar outros indivíduos sobre a marca.
Por exemplo, se os colaboradores de um fabricante de plaina de cabeçote estão satisfeitos com o trabalho e as condições oferecidas pela empresa, vamos falar bem sobre ela para seus amigos e familiares.
Consequentemente, as outras pessoas terão uma percepção positiva sobre o negócio, por meio de uma visão mais humana e carismática até o ponto de desenvolverem sentimento de adoração.
Existe uma grande quantidade de novas empresas que surgem no mercado, assim sendo, ter influência positiva é fundamental para se destacar, e este é o propósito do endomarketing.
Endomarketing e comunicação interna
O conceito de endomarketing é melhorar a motivação dos funcionários, ao passo que a comunicação interna faz a ligação entre todos os setores da companhia. Embora sejam diferentes, eles se complementam.
Isso porque, se não houver uma comunicação eficiente entre as áreas, dificilmente os funcionários vão conseguir se manter bem informados, passando dados incorretos ou incompletos uns para os outros.
Inclusive, informações equivocadas podem chegar até mesmo aos clientes, o que aumenta as confusões internas e causa insatisfação no consumidor. Consequentemente, os funcionários vão se sentir desmotivados.
Uma escola vai fazer com que mais pais preencham a ficha de matrícula creche se souber alinhar as estratégias de comunicação interna e as práticas de endomarketing, pois isso garante que tudo aconteça dentro do planejado.
O marketing interno também contribui com as estratégias do RH, tendo em vista que se destina ao público interno.
O departamento de recursos humanos reúne todos os elementos que ajudam a compor as políticas e planos de marketing interno, tendo como base uma análise detalhada sobre o nível de comprometimento, formação e comportamento dos colaboradores.
O foco das ações planejadas está no bem-estar dos funcionários, o que acaba por melhorar a produção e a capacidade intelectual da equipe.
As ações aumentam a interação entre os colaboradores, desenvolvem métodos motivacionais e trabalham com eventos e treinamentos que valorizam os profissionais.
Mas é importante lembrar que essas práticas só vão funcionar se houver uma intenção genuína de incentivar as pessoas e motivá-las.
Os profissionais sabem quando estão sendo manipulados ou quando realmente estão recebendo uma oportunidade real.
Importância em períodos de crise
Uma relação satisfatória entre o funcionário de um fabricante de forro mineral liso e a empresa garante que os desejos e necessidades de ambos sejam atendidos.
Não existe um único foco, visto que diferentes metas são trabalhadas para alcançar o resultado. Em tempos de crise, o endomarketing aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores e melhora o relacionamento deles com a companhia.
É uma forma de fortalecer a cultura da empresa, direcionar os esforços a favor dos objetivos, desenvolvimentos e competências, melhorar os indicadores de desempenho e favorecer a imagem da corporação perante os profissionais.
O negócio pode usar as estratégias de marketing interno para alinhar o pensamento e aumentar a produtividade. Isso é importante porque todos precisam ter consciência sobre os desafios e a importância de um bom relacionamento.
Para que um fabricante de perfil canaleta drywall consiga colocar tudo isso em prática, precisa exercitar a empatia. Em outras palavras, deve compreender como as pessoas estão vivenciando o momento e estabelecer um vínculo de confiança.
Demonstrar apoio aos profissionais é fundamental para mantê-los produtivos e comprometidos com os objetivos da organização. Nesse contexto, ser transparente é fundamental.
Os colaboradores também querem ter mais previsibilidade diante de um momento de incerteza. A empresa precisa mostrar que está tomando decisões com base em informações reais e que vai manter as pessoas atualizadas sobre os próximos passos.
Mais do que tranquilizar os funcionários, é uma forma de mostrar que a corporação respeita seus projetos de vida e que está preparada para enfrentar desafios.
O marketing interno também ajuda a tomar boas decisões e mostra para os profissionais que a prioridade da empresa é preservar as pessoas.
Ou seja, ela vai tomar as devidas providências de modo a reduzir os impactos em seus funcionários e esgotar as alternativas, antes de optar por medidas mais drásticas, como as demissões.
Dentro de uma empresa de plano funerário vertical, assim como em qualquer outra organização, o endomarketing é uma união entre o departamento de marketing e RH, portanto, ambos devem contribuir com as estratégias.
Estratégias voltadas para os consumidores raramente são efetivas com o público interno. Por causa disso, o departamento de recursos humanos precisa aplicar seus conhecimentos sobre as necessidades dos funcionários.
Boas práticas de endomarketing
Para superar um período de crise e manter os colaboradores engajados e motivados, algumas dicas úteis são:
1. Criar eventos à distância
Os eventos internos fazem parte da cultura organizacional de muitas empresas, e dentre os mais comuns estão:
- Confraternizações;
- Aniversários;
- Eventos educativos;
- Ações sociais;
- Apresentações de projetos.
A companhia pode preservar esses rituais adotando recursos tecnológicos. Um exemplo disso é realizar atividades em menor escala por meio de videoconferências.
Se quiser, um fabricante de cama hospitalar com controle remoto também pode optar pelas lives e webinars para abranger um número maior de pessoas.
2. Comunicação voltada para a educação
A educação corporativa é fundamental para manter o engajamento dos funcionários e pode ser realizada pela internet.
A corporação produz os conteúdos ou até mesmo faz a divulgação de materiais de terceiros, como no caso de blogs, vídeos e podcasts.
Vários temas podem ser trabalhados, como dicas para garantir a produtividade no home office, como se organizar financeiramente, saúde e bem-estar, e assim por diante.
3. Fazer pesquisas de satisfação
A maioria das empresas faz pesquisa de satisfação com os clientes e a mesma estratégia pode ser voltada para os colaboradores.
Se um fabricante de ferro semi industrial quiser ser bem estruturado e garantir o bem-estar dos profissionais, o RH deve se responsabilizar pela pesquisa, de modo a atender às necessidades e demandas dos funcionários.
É assim que a corporação vai implementar atividades que beneficiam o ambiente de trabalho e tornam a vida das pessoas mais positivas.
Pergunte aos funcionários o que eles acreditam que seja uma boa solução para determinada situação, inclusive aquelas vivenciadas durante os tempos de crise.
Considerar as sugestões das pessoas e mostrar que são importantes são maneiras de aumentar a sensação de cuidado e provar que a organização realmente se interessa pelos funcionários.
4. Pedir referências
Um fabricante de portão automático precisa contratar pessoas competentes, confiáveis e que estejam alinhadas com as atividades dos cargos.
Quando a companhia abrir uma vaga de trabalho, pode pedir referências aos seus colaboradores, ou seja, pedir que indiquem alguém que conheçam e que esteja interessado em trabalhar na organização.
Ao fazer isso, o negócio mostra que confia nas indicações de seus funcionários que eles possuem o discernimento necessário para recomendar alguém.
Considerações finais
A mesma preocupação de uma marca em relação aos consumidores precisa ser trabalhada em relação aos funcionários.
Os colaboradores são a coisa mais importante para uma empresa porque, sem eles, não é possível colocar em prática os produtos e serviços oferecidos.
O endomarketing ajuda as organizações a trabalharem sua imagem perante os profissionais, sendo fundamental, principalmente, durante os períodos de crise.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.