Uso de cores e de revestimentos específicos é de grande ajuda nesse sentido
A sala de estar é um dos principais ambientes de aconchego dentro de um lar. Ele pode ser mais usado como o local para assistir TV e descansar ou mesmo receber visitas. Fato é que este cômodo é de grande importância em qualquer casa.
Só que, além de garantir toda a comodidade necessária, é preciso que a sala de estar também seja um lugar visualmente equilibrado – o que implica desde a escolha das cores usadas até o tipo de revestimento, seja um piso quente ou frio.
Encontrar esse equilíbrio faz toda a diferença no final e permite que o espaço torne-se ainda mais atrativo para quem nele mora. Veja a seguir como trazer todos esses benefícios para a sua sala de estar.
Organização e praticidade em primeiro lugar
Uma boa organização é indispensável para qualquer ambiente cujo lema seja o equilíbrio. Não há como viver bem em um espaço completamente bagunçado, até porque essa bagunça faz mal à nossa mente. Sendo assim, é necessário que a sala de estar também seja devidamente organizada.
Isso significa, por exemplo, ter um espaço adequado para colocar as almofadas, os objetos decorativos, os móveis e aparelhos eletrônicos. Tente criar a regra de colocar no lugar depois que usar para facilitar o seu dia a dia e diminuindo o tempo gasto com futuras desorganizações.
Ao mesmo tempo, é preciso que haja praticidade neste lugar. Você pode usar um apoio de sofá para guardar o controle remoto, por exemplo, ou ainda ter uma mesinha de centro para apoiar os alimentos que você estiver comendo. No final das contas, é preciso colocar a boa organização e a praticidade em primeiro lugar.
Planejamento também é necessário
Se você está mudando ou deseja renovar a sua sala de estar, faça um planejamento de cada objeto que pretende mover ou comprar. É impossível querer lotar uma sala pequena de móveis, ao passo que uma sala de grandes proporções também precisa ser composta com objetos de dimensões maiores.
Por isso mesmo, faça medições no espaço antes de colocar os móveis no lugar. O sofá deve ficar num local bem posicionado, com uma distância média do aparelho de televisão. Este, por sua vez, pode ficar apoiado em um rack ou mesmo pendurado na parede com um painel de fundo.
Escolha um estilo para a sua sala
É necessário também escolher um estilo ou uma combinação de estilos que conversem entre si. Clássico, vintage, moderno, minimalista, elegante, rústico são algumas das várias possibilidades para serem escolhidas. Na dúvida, vale a pena consultar um arquiteto ou decorador de ambiente.
Com o estilo definido, você poderá fazer escolhas mais sábias quanto aos móveis, aparelhos eletrônicos, tapetes, cortinas, almofadas e demais objetos de decoração que façam parte do ambiente.
Escolha móveis úteis e proporcionais
De nada adianta investir muito em uma quantidade enorme de móveis sem que eles sejam adequados ao cômodo onde eles ficarão. Isso implica tanto na quantidade como no tamanho desses objetos.
Atente-se para que as peças escolhidas sejam confortáveis, com visual adequado ao estilo escolhido, mas também proporcionais ao espaço disponível na sala de estar.
Use as cores com equilíbrio
Outro aspecto que vai fazer toda a diferença para se obter um ambiente equilibrado é o uso correto de cores. A preferência por uma paleta mais neutra e clara, com cores como branco, ocre, cinza e pérola, por exemplo, é super acertada.
No entanto, se você não abre mão de tonalidades mais fortes, use-as com parcimônia para não sobrecarregar o ambiente. Elas podem estar presentes no detalhe da decoração ou ainda nos sofás e poltronas.
Tipo de revestimento podem ajudar
Para quem ainda está no processo de construção ou mesmo pretende reformar o piso da sala, o revestimento também é um elemento que pode ajudar a equilibrar o ambiente.
O piso quente (como o laminado, vinílico, taco e madeira) oferece mais conforto térmico, já que não varia conforme a temperatura do local, ao contrário do piso frio (cerâmica, porcelanato e cimento queimado), que, no caso da sala de estar, pede a presença de tapetes para manter o conforto.
Traga um pouco do verde para sua sala
Você pode ainda ter um ambiente mais equilibrado usando elementos verdes no seu espaço. Existem espécies de plantas e flores que vivem bem em ambientes com menos iluminação e contato direto com o sol.
Cacto, espada de São Jorge, palmeira-ráfis, costela de adão, begônia e narciso são alguns bons exemplos. Para quem quer mais praticidade, é sugerido o uso de plantas artificiais, já que elas não precisam de luz ou de água para sobreviver.