CotidianoSaúde / Beleza

Âmbar e tudo o que você precisa saber sobre ele!

3 Mins read

Uma das atrações em busca de turistas de todo o mundo que vêm ao mar é… âmbar! Chamado de ouro marinho, âmbar, lágrimas dos deuses ou alma do tigre, o âmbar é uma ótima lembrança de férias e um metal precioso que esconde um segredo e um pouco de magia.

O que é exatamente  âmbar? Como foi criado? Onde e como procurá-lo? Você consegue encontrar âmbar verdadeiro na costa polonesa? Vamos conferir!

O que é âmbar

O âmbar do Báltico é uma forma de resina fóssil. Sua estrutura química apresenta uma composição simples: cerca de 79% de carbono, 10,5% de oxigênio e a mesma quantidade de hidrogênio. A variedade de âmbar do Báltico é uma resina derivada da espécie de pinheiro marinho, pinus succinifera.

O âmbar foi criado há séculos, cerca de 40 milhões de anos atrás. Então, no lugar do atual Mar Báltico, havia maravilhosas florestas densas de coníferas. Foi dessas árvores que a resina foi liberada. Em muitos âmbares encontrados, você pode encontrar os cadáveres de insetos, aranhas, borboletas e outros organismos minúsculos que habitam o ecossistema da floresta de coníferas.

Os animais que habitam a floresta que encontramos no âmbar devem ter ficado presos lá quando ainda era muito pegajoso e denso. Então a resina, solidificando, “sugou” o corpo pegajoso do inseto para dentro e assim o inseto permaneceu nos pedaços de âmbar para sempre.

É claro que nem todos os âmbares contêm organismos vivos, mas esses espécimes são uma fonte de conhecimento sobre a pré-história e são muito apreciados pelos cientistas.

Onde pegar âmbar?

Na busca pelo âmbar, o papel principal é desempenhado pela época do ano e, de fato, pelo clima. A primavera e o outono serão os melhores para procurar âmbar. Estas são as estações em que ocorrem tempestades frequentes no mar, acompanhadas de ventos fortes. Então os âmbares têm a chance de subir do fundo do mar e chegar à superfície, e finalmente nadar até a praia.

Pescadores de âmbar e garimpeiros concordam que a melhor hora do dia para pegar âmbar é de manhã cedo. É quando temos a melhor chance de encontrar pepitas de âmbar nas praias.

A pesca profissional tradicional de âmbar é baseada na vadear manual na água. Pescadores especialmente vestidos e equipados vasculham as águas do Mar Báltico, centímetro a centímetro, com a ajuda de morcela (uma malha fina especial). Outro método é procurar o âmbar com uma lanterna, embora seja um método muito mais cansativo e menos eficaz.

Uma dica interessante para os buscadores pode ser o comportamento das gaivotas – ao observar as gaivotas pela manhã, se notarmos um aglomerado de gaivotas que circulam em um local específico longe da terra, muito provavelmente existe o chamado ilha do lixo do mar – há uma boa chance de encontrarmos âmbar lá.

Âmbar: real ou falso?

Âmbar é uma pedra maravilhosa. Muitas vezes é usado como acessório para joias. Brincos, anéis, colares, pulseiras, bandas e muitos outros enfeites – colar de ambar encantam pessoas de todo o mundo! Infelizmente, devido ao alto preço do âmbar original, cada vez mais, em vez do âmbar real, obtemos uma cópia melhor ou pior.

No caso da joalheria, infelizmente temos que confiar no fabricante do enfeite, mas se tivermos uma “pedra” na mão, podemos testar a autenticidade do âmbar nós mesmos. Como? Em várias formas!

A primeira maneira é o teste de flutuabilidade. Coloque o âmbar na água salgada. Se o caroço chegar ao topo, estamos lidando com âmbar real. Outro método é verificar a condutividade elétrica – apenas esfregue suavemente a pedra com um pano – se estivermos lidando com âmbar real, partículas de poeira começarão a atrair para ela.

A terceira tentativa é submeter o âmbar a um tratamento térmico – o âmbar queima, é natural – se você tocá-lo com um alfinete ou faca quente, ele queimará e se desfará. Outro método é usar uma lanterna para iluminar o âmbar. A lanterna que brilha através da pulseira de âmbar mudará sua cor para azul.

Postagens relacionadas
Saúde / Beleza

Como funciona a massagem Pinda Sweda

5 Mins read
A massagem Pinda Sweda é uma técnica terapêutica ancestral originária da Índia que utiliza bolsas de pano contendo ervas medicinais aquecidas para…
Saúde / Beleza

Aprendendo a identificar e lidar com os sintomas iniciais da depressão

3 Mins read
A depressão é uma doença séria que acomete milhões de pessoas no mundo todo. Frustrações, fatores genéticos, traumas, abuso de substâncias e…
Cotidiano

Navigando a Mudança: Estratégias Práticas para Uma Transição Suave

3 Mins read
Mudanças na vida são inevitáveis e, muitas vezes, emocionantes. Seja mudar-se para um novo lar, iniciar um novo emprego ou embarcar em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *