A depressão é uma doença séria que acomete milhões de pessoas no mundo todo. Frustrações, fatores genéticos, traumas, abuso de substâncias e até efeito colateral do uso de certos medicamentos são fatores que colaboram para que a pessoa desenvolva esse quadro.
Mas quando saber se você deve fazer um teste de depressão com um médico especializado? Existem alguns sinais que são os primeiros indícios da doença. Conheça mais sobre esse assunto no texto abaixo.
Quais são os sintomas iniciais que podem indicar o quadro de depressão?
Apesar de não substituir o diagnóstico feito pelo médico, a pessoa pode reconhecer alguns dos primeiros sinais que indicam o quadro de depressão. Conhecê-los é importante para que o indivíduo tenha noção da situação em que se encontra e possa procurar ajuda profissional para obter o apoio necessário. Veja quais são os principais sintomas a seguir.
Cansaço constante e indisposição frequente
A depressão faz com que até mesmo as atividades mais prazerosas que se poderia ter no dia sejam algo banal. Se estas não motivam a pessoa, ela fica ainda mais desanimada para lidar e enfrentar os eventos mais estressantes.
O resultado disso é que o indivíduo troca essas atividades por períodos de isolamento e inatividade. Se não houver uma explicação para essa mudança de comportamento, é aconselhável procurar orientação psicológica para entendê-la melhor.
Alterações no apetite e sono
Podem ser um sinal da depressão mudanças na rotina de sono da pessoa, quando ela dorme demais ou muito pouco. Além disso, alterações no apetite, quando a pessoa fica com muita fome ou não sente fome alguma, também são indícios de alguém deprimido.
Nesses casos, é necessário investigar se existe algum motivo que cause essas mudanças. Por exemplo, o transtorno de ansiedade pode alterar a rotina de sono e a sensação de apetite. Mas essas alterações podem ser reflexo dos outros sintomas citados neste texto.
Isolamento social
Está perdendo a vontade de participar de atividades sociais com os amigos e se recusando a fazer parte das reuniões de família ou do convívio familiar? Esse é um sinal de alerta grande sobre a depressão. A doença é marcada pela pessoa adotar isolamento social, com poucas interações sociais, mesmo com os entes mais próximos. E esse quadro tende a piorar, com o indivíduo podendo chegar a não querer sair mais de casa.
Sensação contínua de tristeza
Todo mundo tem momentos de tristeza, mas o que difere a tristeza “comum” da depressão é a frequência e a intensidade do sentimento. Segundo os especialistas, se ela durar mais de 15 dias, sem intervalos, pode ser um grande sinal de que a pessoa tenha depressão.
Além da tristeza, a irritabilidade constante, quando tudo é motivo para aborrecimento do indivíduo, chegando a ter quadros de agressividade, também merece atenção. Nesses casos, é importante procurar ajuda psicológica para procurar entender a origem desses sentimentos e encontrar a forma de solucioná-los.
Sentimento de culpa e perda da autoestima
Um dos principais sinais de alerta de que a pessoa pode estar tendo depressão é aquela vozinha negativa que te põe para baixo. Ela faz o indivíduo se sentir incapaz, inútil e menos importante do que os demais, o que o deixa mais triste e desanimado.
Com o passar do tempo, a pessoa fica com a sensação de que “a vida está sem sentido” e de que ela não é importante para ninguém. Além disso, o indivíduo pode ter a sensação de que é “um peso na vida dos outros”, de modo que tudo que ele faz é ruim, dá errado e é por culpa dele, o que acaba derretendo a autoestima.
Perda de concentração
Também é um sinal da depressão quando a pessoa passa a ter dificuldade de se concentrar, prestar atenção e tomar decisões. Em alguns casos, os pensamentos ficam confusos, o que dificulta fazer uma escolha em certas situações.
Isso acaba atrapalhando bastante o dia a dia, já que o indivíduo precisa fazer um sobre-esforço para lidar com atividades cotidianas. Ele acaba adiando decisões, sendo que isso se torna um hábito e acaba que tudo fica para depois, o que faz com que fique ainda mais desanimado.
Como lidar com esses sintomas?
Ao perceber esses sinais, é importante que a pessoa procure um psiquiatra para a realização do diagnóstico clínico. Apenas com ele, o indivíduo pode iniciar o tratamento adequado, tendo o acompanhamento médico para entender e trabalhar as questões que podem estar causando esses problemas. Além disso, o tratamento da depressão é medicamentoso, com a receita de antidepressivos.