Gastronomia

Desvendando como o método de preparo influencia o sabor do café

3 Mins read

Quando o assunto é café, o que lhe vem à cabeça? Aquele cafezinho coado com um coador de pano na casa da avó? Acompanhado daquele pão de queijo quentinho e do bolo de fubá saindo do forno?

O café é uma bebida muito popular no nosso país, que desperta várias emoções, já que é sempre um meio de compartilharmos momentos com quem amamos. E além dos métodos tradicionais, existem também alguns mais personalizados, como a prensa francesa, o aeropress e outros.

Cada método é responsável por oferecer uma experiência sensorial diferente. Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre as diferenças de preparo e como elas influenciam no sabor do café, continue a leitura deste artigo.

Tradicional café coado

Surgiu na França, por volta do ano de 1780, e se tornou popular na Inglaterra em 1815. O coador era de algodão ou linho com traçado e isso não deixava a bebida com gosto agradável.

Em 1908, a dona de casa Melitta Bentz criou o primeiro coador descartável e o filtro de papel começou a ganhar espaço no mercado pela sua praticidade, eficiência e qualidade. 

Nesse método, o café usado tem moagem média ou fina e após ferver a água, o tempo de preparo é de 3 minutos. A preparação é menos complexa, fácil e com baixo investimento. O sabor é mais leve, doce e ácido.

Café expresso

O café expresso é para ser consumido na hora e sua preparação começa com a moagem do grão, que deve ser feita na hora do preparo. Para preparar uma xícara de café são necessários 7 gramas de café próprio para máquina.

Esse café vai ao porta-filtro da máquina de café expresso. A água deve ser mineral para evitar a calcificação, que pode danificar o sabor da bebida. A máquina faz a extração do café em 30 segundos e a bebida sai com um fio contínuo e uniforme.

Prensa francesa (French press)

A prensa francesa é um método que usa a filtragem e infusão como meio de extrair as melhores propriedades do café. A água fica em contato com o café o tempo todo e o processo de extração continua com o êmbolo já abaixado.

Por possuir uma tela ultrafina no lugar do filtro de papel, a bebida sai com um sabor mais acentuado de cafeína, óleos essenciais e outros elementos presentes na composição dos grãos. Para quem gosta de café encorpado, essa é a opção ideal!

Nesse método, a moagem mais indicada é a grossa e o tempo de preparo varia entre 2 e 3 minutos. Seu grau de preparo é mediano e dispensa filtro de papel, mas o investimento para comprar a prensa pode ultrapassar os R$ 300 reais.

Aeropress

Esse método reúne a pressão e a filtragem no preparo e é uma das queridinhas do público coffee lover. Ele é extraído em um equipamento, aeropress, portátil e fácil de manipular, que possui formato cilíndrico e duas peças que se encaixam para formar o vácuo.

O filtro pode ser de papel ou metálico. O de papel, descartável, ajuda a reter alguns óleos, produzindo uma bebida mais limpa e menos amarga. Já o filtro metálico não é descartável e pode ser mais econômico, mas gera uma bebida menos limpa e mais amarga, já que não segura tanto as partículas.

Moka (cafeteira italiana)

A moka é conhecida por preparar um café forte, encorpado e saboroso, com as mesmas características do café expresso. Ela é feita de metal e tem três repartições: parte superior com o filtro, base e dispenser para o pó de café. Seu tempo de preparo é de 4 minutos, não precisa de filtro de papel e nem de derramar a água sobre o pó.

Para esse tipo de preparo, a moagem média/grossa é a mais indicada, pois a fina pode entupir o filtro e bloquear a passagem de água. Controlar o fogo para não queimar o café também é importante nesse método.

Postagens relacionadas
Gastronomia

11 opções de comidas saborosas para fazer na fritadeira elétrica

3 Mins read
A alimentação saudável é uma das bases mais importantes para que tenhamos saúde e qualidade de vida. Isso implica em escolhas mais…
Gastronomia

Como a forma que passamos o café afeta o sabor?

3 Mins read
A água usada, por exemplo, deve ser filtrada ou mineral O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, incluindo, é…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *