O Marketing de Performance é um conceito muito importante dentro do marketing digital, focado nos resultados que as campanhas que ações proporcionam.
Esta estratégia ajuda a ter mais foco nos dados e assim utilizá-los para melhorar o desempenho e sucesso dos negócios.
Sendo assim, entender o conceito, sua importância, benefícios e como implementá-lo no seu negócio são maneiras de fazer um bom uso do marketing digital para fortalecer a sua marca no mercado.
O que é marketing de performance?
Diversas empresas utilizam o marketing digital em suas estratégias, mas não são todas que utilizam o marketing de performance.
O marketing de performance consiste em uma estratégia de marketing digital onde todas as ações são focadas nos resultados, a partir de uma análise de dados.
Basicamente, este método de marketing visa identificar se os investimentos feitos em mídias digitais e outras estratégias estão gerando ganhos para os negócios.
Com uma análise detalhada os profissionais podem entender o desempenho das ações e campanhas e as suas métricas específicas que são: CPC (Custo por Clique), CPL (Custo por Lead), CPA (Custo por Aquisição), entre outros.
As empresas que implementam o marketing de performance utilizam várias ferramentas e plataformas de marketing digital que permitem acompanhar o desempenho dos anúncios. Deste modo, é possível entender melhor os resultados, identificar os problemas das campanhas e assim agir rapidamente para colocar em prática as melhorias.
As métricas são a base do marketing de performance. Isto posto, é importante conhecer alguns dos KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) é essencial para conseguir utilizar este tipo de marketing com eficiência.
KPIs importantes no marketing de performance
Os KPIs são muito importantes nas campanhas e ações de marketing digital, pois representam os objetivos das ações que a empresa deseja executar.
Conhecer cada um deles é fundamental para realizar um acompanhamento que permite entender os resultados de cada campanha e assim adaptá-las conforme as metas da empresa.
Desta maneira, os anúncios podem ser otimizados e outros ganhos podem ser conquistados.
Os principais KPIs consistem em:
Impressões
Ao pensar em mídia online, o conceito de impressão é utilizado, mostra quantas vezes os anúncios foram mostrados para o público. Essa métrica é separada conforme os canais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Google Ads), entre outros.
Um detalhe importante é que sobre as métricas de impressão é que não significam o número de pessoas que visualizam os anúncios, já que o mesmo anúncio pode aparecer várias vezes para a mesma pessoa.
Deste modo, o número de impressões corresponde ao número de exibições.
Cliques
A métrica de impressão não é de grande eficiência, ou seja, é necessário comparar o número de impressões com as taxas de cliques de cada anúncio.
Um anúncio é considerado efetivo quando sua taxa de cliques é boa. Isso quer dizer que o copy do anúncio está adequado e que está tocando diretamente nas necessidades dos consumidores.
Quando há uma taxa de cliques baixa e um bom número de impressões, uma solução é realizar testes A/B e fazer alterações no texto e na arte, assim você pode encontrar a melhor maneira de interagir com o público.
Leads
Os leads (potenciais clientes) correspondem a uma métrica muito importante no marketing digital.
Números de crescimento dos leads significam que as campanhas estão gerando bons resultados. Já números negativos é um sinal de que as estratégias precisam ser repensadas.
Outras métricas essenciais no marketing de performance são: mídia paga e mídia orgânica, novos clientes, engajamento, visitas e tráfego no site.
Benefícios do marketing de performance
Antes de investir nas estratégias de marketing de performance é interessante conhecer alguns benefícios que são proporcionados à empresa.
As principais vantagens do marketing de performance são:
- Resultados mais palpáveis;
- Versatilidade;
- Análises em tempo real;
- Mudanças rápidas.
Como implementar o marketing de performance nos negócios
Ao entender o conceito, conhecer as métricas e os principais benefícios, os profissionais precisam entender o melhor modo de iniciar campanhas de sucesso na empresa.
É muito importante saber o que não pode faltar na hora de elaborar o planejamento das campanhas de marketing de performance.
- No processo de criação do planejamento é necessário não deixar de fora:
- Quais são os objetivos que a empresa deseja atingir;
- Identificar as métricas que são importantes para acompanhar os resultados;
- Determinar os canais de comunicação que serão utilizados;
- Definir o budget;
- Definir os números que devem ser analisados e a periodicidade de elaboração de relatórios.
Portanto, com todos os dados que o marketing de performance oferece, as empresas podem criar estratégias de marketing digital eficientes para conquistar o público e ter um excelente desempenho no nicho de atuação e consequentemente no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você encontra todas as plataformas que sua empresa precisa e pode entender muito mais sobre o marketing em um só lugar.