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Posicionamento de marca: o que é?

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O que os clientes pensam sobre uma empresa é muito importante para que ela desenvolva suas estratégias de marketing com mais produtividade. Por isso, o posicionamento de marca é fundamental para qualquer negócio.

Não há como negar que o perfil de compra dos clientes muda com o passar do tempo. Em geral, eles ficam cada vez mais exigentes, o que acaba por demandar também uma mudança no relacionamento de uma marca com o público.

Atualmente, todo consumidor pode comprar um produto que precisa com maior facilidade. Para isso, basta que ele acesse a internet e escolha o item desejado, podendo recebê-lo no conforto de casa em poucos dias.

Esse cenário se torna possível dada a quantidade de opções que ele encontra no mercado hoje. De fato, ao fazer uma pesquisa, ele vai se deparar com várias empresas que vendem móveis para quarto planejado, precisando apenas selecionar a que mais o agrada.

No entanto, é verdade que as empresas precisam ter diferenciais para que possam ser as marcas escolhidas pelos seus potenciais clientes. Afinal, ao ver um produto parecido em termos de visual e de qualidade, o comprador decidirá por uma delas.

Ter esse destaque diante da concorrência é o desejo de todo empresário, pois é justamente esse aspecto de conseguir chamar a atenção do público que faz toda a diferença no fechamento de novos pedidos.

Um elemento indispensável para isso é o posicionamento de marca, que precisa ser devidamente trabalhado pela companhia para que a conquista de novos clientes seja mais fácil e recorrente em qualquer período do ano.

Nesse sentido, o posicionamento de marca pode ser definido como uma estratégia de mercado que se torna um recurso a ser priorizado dentro de qualquer negócio.

Porém, é verdade que muitas empresas ainda não conhecem tal conceito e, por isso, não aplicaram a ferramenta em seu negócio.

Para ter o auxílio necessário, leia este artigo e entenda melhor o que é posicionamento de marca, qual sua importância e veja dicas de como aplicar a estratégia na empresa.

A melhor forma de definir posicionamento de marca

Quando um cliente procura por assistência técnica notebook, por exemplo, ele busca uma série de características na empresa para, então, decidir contratar os serviços daquele estabelecimento.

Um dos elementos que ganha destaque nesse processo é o posicionamento de marca, que nada mais é do que uma estratégia de marketing relacionada ao branding, cujo objetivo é ocupar a preferência do público-alvo da marca.

Este ponto é importante, pois, dada a quantidade de concorrentes no mercado, uma companhia trava uma verdadeira batalha para conquistar a atenção das pessoas que possuem potencial de compra no local.

Sendo assim, a conquista desses clientes vai depender da colocação que a marca tem no mercado. Portanto, é válido frisar que o foco da estratégia está na percepção do consumidor, em vez do produto em si.

Dessa forma, é possível dizer que o posicionamento de uma marca vai além dos seus produtos ou serviços. De fato, eles devem ser de qualidade, mas precisam estar de acordo com a imagem que a companhia deseja transmitir ao mercado.

Para trabalhar o posicionamento de uma marca, é fundamental que alguns passos já tenham sido definidos, como o público-alvo, as dores dele, a proposta de valor da marca e os diferenciais e atributos dela.

Depois de tudo devidamente estabelecido, fica mais fácil desenvolver uma estratégia com o objetivo de comunicar todos esses pontos ao público. Isso vai impactar as pessoas e garantir que elas percebam a marca de modo diferente ao das concorrentes.

Consequentemente, é notável que o posicionamento de uma marca vai envolver uma série de aspectos na relação do cliente com a própria, cruzando pontos como:

  • Sentimentos;
  • Personalidade;
  • Valores;
  • Memória afetiva.

É tudo isso que faz com que um cliente que fez aula de violão de 7 cordas em uma escola de música, por exemplo, considere o local uma referência, preferindo e indicando sempre o estabelecimento pela aprovação que ele dá ao posicionamento da marca no mercado.

Qual a importância do posicionamento de marca? 

Levando em conta que o posicionamento de marca se trata de uma ação que tem como objetivo caracterizar e diferenciar uma empresa, um serviço, um produto ou uma marca, é possível ter uma ideia geral dos motivos pelos quais ele é importante e fundamental.

A ação pode ser feita por meio de características simbólicas e reais, devendo ser criada e pensada de modo a segmentar e situar a marca diante de todas as esferas que impactam na sua imagem.

De fato, um paciente que busca cirurgia plástica vai se deparar com várias opções no mercado. Mas ele vai selecionar a clínica que mais oferece um serviço e atendimento que vão de encontro às suas expectativas e preferências.

Por isso, para alcançar o público de modo satisfatório, a organização precisará se posicionar no mercado a fim de se destacar das concorrentes e poder ser reconhecida por várias pessoas ao mesmo tempo.

Logo, ela precisará ter um produto, serviço ou oferta que mostre claramente ao público o que espera que ele note nela. Dessa forma, elimina possíveis comparações que possam prejudicar a sua imagem.

O posicionamento de marca é também essencial para que os clientes percebam que realizar um aluguel de multifuncional ou comprar um calçado de uma determinada marca possui maior valor devido à alta qualidade e pela própria avaliação das marcas no mercado.

Portanto, investir em posicionamento de marca vai muito além de uma opção, sendo uma necessidade para empresas que desejam permanecer no seu nicho por muitos anos e estar sempre em destaque com relação aos concorrentes.

3 dicas para posicionar uma marca

Depois de entender o que é o posicionamento de marca e compreender mais sobre a importância desse conceito, é preciso também saber dicas de como fazer o posicionamento de marca em uma empresa.

Há vários aspectos de grande relevância para que essa ação seja o mais estratégica e eficiente possível, sendo indispensável aplicar essas orientações para que o posicionamento da marca se torne um sucesso. Veja quais são:

1. Entender quais são as necessidades do público

Para garantir um bom posicionamento no mercado, a empresa precisa entender o que os seus consumidores estão procurando. Sendo assim, uma companhia especializada em cabeamento estruturado deve realizar estudos e pesquisas para obter esses dados.

Dessa forma, ao coletar as informações sobre o que o público deseja, a empresa pode ter uma visão ampla de como os seus potenciais clientes agem, o que significa que cada ação posterior vai atender ao público e garantir uma maior conexão entre ambos.

2. Fazer uma análise da concorrência

Outro ponto importante sobre como fazer posicionamento de marca é realizar uma análise da concorrência, uma ação que pode ser feita de maneira especial em nível digital uma vez que esse mercado está cada vez mais disputado.

Nessa análise, é interessante observar o posicionamento dos concorrentes nas ações realizadas por eles e, de modo especial, estudar qual é a percepção das pessoas com relação a este trabalho.

Com isso, é possível obter uma imagem lúcida sobre o que funciona e o que é visto de forma ruim pelo público dentro do nicho de atuação.

Além disso, mais um ponto positivo é perceber quais lacunas existem no segmento, de maneira que a empresa possa preenchê-las de forma especial, o que garantirá uma maior atração e atenção dos potenciais compradores.

3. Criar conexão com o público

Uma empresa especializada em lavagem de tapetes residenciais, ou em qualquer outro tipo de serviço que deseja investir em posicionamento de marca, precisa ter um contato mais humano com os seus clientes.

Isso significa que aquele cenário no qual toda empresa queria vender seus produtos ou serviços a todo custo já não existe mais. No caso, a experiência que o cliente terá ao procurar uma organização deve ser positiva do começo ao fim.

É nesse relacionamento que um comprador percebe que a marca não se trata de apenas mais uma concorrente no mercado, pelo contrário. Ao precisar dos produtos ou serviços, o cliente automaticamente cogita aquela marca por saber o que esperar dela.

A melhor maneira de fazer isso é, por exemplo, ao receber o contato de um cliente que deseja encontrar uma boa sala para alugar, aproveitar para oferecer um atendimento humano e personalizado para que ele se sinta acolhido e valorizado.

Todos esses pontos são fundamentais para uma estratégia eficiente de posicionamento de marca. Por isso, ao colocá-las em prática, é possível obter um bom retorno.

Considerações finais

Conseguir se destacar dentro de um mercado cada vez mais competitivo é primordial para que uma empresa conquiste os seus objetivos e atraia cada vez mais clientes.

Por isso, investir em posicionamento de marca é um grande passo para a longevidade da companhia no mercado, e pode ser a ação responsável pelo fortalecimento e pela fidelização dos consumidores a curto, médio e longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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