Veja dicas e materiais que não podem faltar para um resultado profissional
Passar uma nova demão de tinta ou mudar a cor das paredes é uma das melhores formas de renovar um ambiente. Aliás, não são só elas que podem ser pintadas: móveis e outras superfícies também podem ganhar nova vida dessa maneira.
De modo geral, estamos falando de processo relativamente simples e que pode ser feito por você mesmo, mas pede alguns cuidados para que o resultado fique perfeito. Cada detalhe importa. Continue lendo para saber as 8 etapas fundamentais.
Antes de mais nada, você precisa escolher a tinta certa. E não estamos falando apenas da cor, que deve ser escolhida levando em conta o tipo de clima que você quer criar em cada ambiente. Também é importante saber que pintar superfícies de metal é diferente de pintar uma parede e que existe a tinta ideal para cada caso.
Depois, você deve comprar tudo o que vai precisar. Além da tinta, veja uma lista dos materiais básicos:
- Pincel ou trincha;
- Rolo de lã;
- Bandeja de aplicação;
- Fita adesiva para proteção;
- Jornal, papelão ou lona;
- Selador;
- Lixa e massa corrida;
- Espátula.
Em seguida, escolha um dia em que possa se dedicar a isso, sem pressa – ela também é inimiga da perfeição quando o assunto é pintura. Nesse dia, coloque uma roupa adequada, que seja confortável e, de preferência, mais velha, e siga o nosso passo a passo.
Proteja
A etapa de proteção é indispensável e ainda facilita a limpeza depois do processo. Retire os móveis do ambiente, cubra o chão com papelão, jornal ou lona e use a fita adesiva para fazer as marcações e proteger os rodapés e janelas, evitando que a tinta escorra e cause manchas.
Lixe
Para que a aplicação da tinta fique uniforme, a superfície também precisa estar assim. Por isso, é bom começar lixando bem. Aproveite para retirar o excesso e partes que estejam descascando com a ajuda de uma espátula. Se a parede tem buracos ou imperfeições, aplique massa corrida para corrigi-los.
Sele
É indicado aplicar um selador, pois esse produto melhora a fixação da tinta na superfície, evitando manchas. Siga as instruções da embalagem para diluir e mexa bem. Depois, aplique com a ajuda de um rolo e movimentos de cima para baixo. Deixe secar antes de passar para a etapa seguinte.
Prepare a tinta
Antes de começar a pintar, é preciso diluir a tinta (conforme instruções do fabricante). Abra a lata e use a bandeja para fazer isso, mexendo bem até ficar uniforme. Essa mistura não poderá ser reutilizada outro dia, então vá colocando aos poucos.
Aplique
Molhe o rolo na tinta, sem que fique muito encharcado, e aplique com movimentos de vai e vem (de cima para baixo se estiver pintando uma parede). Após a primeira demão, espere secar.
Reaplique
Na maioria dos casos, você vai precisar aplicar mais de uma demão para conseguir o resultado esperado. O segredo é esperar a primeira secar bem, cerca de 4 horas. Repita a dica anterior, com atenção para não deixar nenhuma parte descoberta.
Finalize
Com a ajuda de um pincel, certifique-se de que todos os cantos receberam a tinta. Se for pintar também os rodapés ou portas e janelas, essa é a hora. Espere secar um pouco e retire as fitas para ver se o resultado está satisfatório.
Limpe
Retire o material que usou para proteger o chão e móveis e certifique-se de que nenhum ficou manchado de tinta. Nesses casos, é mais fácil limpar imediatamente, com água e sabão. Tire uns minutos depois disso para observar e apreciar o resultado.