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Quais são os principais pilares de atendimento ao cliente?

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Quando falamos em atendimento ao cliente nos dias de hoje não é mais somente no conceito de um SAC, até porque ele um bom atendimento se tornou algo essencial para o sucesso de um negócio.

Os consumidores cada dia mais estão focados na negociação, não estão mais sendo vendidos apenas produtos e serviços ao público-alvo, pois o mercado exige muito mais.

As pessoas querem ter uma experiência de compra além de completa, o mais personalizada possível. E isso se tornou um dos principais aspectos para uma boa ou uma ruim experiência. 

Um bom atendimento, que satisfaça todas as necessidades do cliente e que o faça se sentir bem com a marca de banner personalizado com foto, garante que ele volte a comprar com a empresa.

Entretanto, para ajudar a entender mais sobre o atendimento ao cliente, sua importância, dar algumas dicas de como melhorar esse atendimento e apresentar os seus pilares, separamos algumas informações neste artigo.

Entenda o que é atendimento ao cliente e sua importância

Se engana quem pensa que o atendimento ao cliente é apenas o momento de interação com o cliente, seja em lojas físicas ou online.

Um atendimento de qualidade ocorre tanto antes quanto depois da compra, ele deve ser feito com cuidado e muito planejando, para garantir o que mais importa, a boa experiência do cliente.

Uma loja que vende bancada industrial com estrutura em aço, por exemplo, deve pensar no atendimento ao cliente de uma forma muito mais ampla, um bom atendimento proporciona ao cliente:

  • Sanar as suas dúvidas;
  • Ter as informações que desejam;
  • Encontrar o que procuram;
  • Solucionar suas procurações de forma eficiente.

Embora o atendimento ao cliente não seja apenas um suporte, a maneira como os possíveis problemas são recebidos também faz parte de atendê-lo.

Construir uma imagem em que o cliente se sinta amparado é essencial, ainda mais em tempos onde as redes sociais podem ajudar tanto nesse processo.

Se ele não consegue falar com a empresa sobre um erro ou fazer uma troca, ele fica muito mais tentado a ir no concorrente atrás de um atendimento melhor.

Por essas e outras que o sucesso de um negócio de banho e tosa delivery não vai depender apenas de como o público é recebido, mas também como ele marca cada um dos clientes que consomem seus serviços.

Portanto, isso é importante porque quando o consumidor passar por uma experiência marcante em relação a empresa, ele certamente compartilhará ela com amigos, famílias ou nas redes sociais.

E é aí que vem o famoso marketing de boca a boca, uma das melhores maneiras de divulgar o negócio seja no mundo físico ou no mundo virtual.

Esse tipo de atitude do consumidor ajuda muito a empresa, até porque as avaliações online contam muito para quem pesquisa sobre a empresa na Internet.

Sendo assim, um bom entendimento ao cliente além de ajudar a fidelizá-lo, é importante para que o próprio cliente ajude a empresa a vender mais indicando a marca para outras pessoas.

Como melhorar o atendimento ao cliente

Depois de entender o que é o atendimento ao cliente de fato e a sua importância vamos conhecer algumas ideias para ajudar a melhorar esse atendimento.

Use tecnologias que valorizem a rotina

A tecnologia deve com certeza ser uma aliada para cada uma das estratégias empregadas para melhorar o atendimento ao cliente.

Os avanços tecnológicos estão sempre à disposição dos negócios, seja para economizar o tempo de seus gerentes ou para aumentar a produtividade de uma oficina mecânica.

E vem se mostrando cada dia mais ideal para a otimização de processos por apresentar soluções altamente eficientes e muito mais rápidas.

Ofereça atendimento humanizado e personalizado

Quando uma pessoa percebe que suas singularidades são respeitadas e levadas em conta, ela se sente muito mais especial.

Ser cordial com todos os não funciona muito hoje em dia, muitos preferem ser recebidos pelo nome e ter um tratamento diferenciado, que os cative.

Se uma empresa demonstra que tem empatia pelos seus clientes e respeita as duas diferenças ela começa a ser muito bem vista pelas pessoas e pelo mercado que está a cada dia mais exigente.

Para melhorar o atendimento ao cliente e a sua satisfação, essa relação entre ele e a marca deve ser o mais humanizada possível, além de personalizada, para ter sempre uma transparência e uma troca de confiança.

Faça da equipe parte da estratégia

É difícil alguém nunca ter passado lá situação de ser mal atendido em uma loja, e quando isso ocorre a pessoa dificilmente volta a comprar lá.

Por isso, uma equipe de atendimento qualificado é fundamental para que a satisfação do cliente seja garantida e que ele saia com uma boa impressão da empresa.

Incentive a equipe de atendimento e garanta que eles estejam motivados a cumprir com as suas funções, isso causa um ótimo impacto para o negócio.

Fazer treinamentos na prática e  apresentações sobre cada detalhe dos produtos e ou serviços da loja é uma boa para ajudar nisso.

Outra maneira de fazer esse treinamento é ajudar os colaboradores a se adequarem às tecnologias que estão começando a ser usadas nos processos de atendimento.

Escolha um bom software de atendimento

Um bom software ajuda muito a garantir a satisfação do público, pois ele ajuda na organização das tarefas e dos demais serviços.

Uma clínica veterinária para aves, por exemplo, que invista na otimização de um novo software, poderá ser capaz de dar feedbacks mais rápidos aos seus clientes.

Além de que um bom software permitirá que a empresa passe mais confiança ao cliente, pois ajuda a melhorar a comunicação com ele, além de lidar com grande quantidade de informações.

Pilares de um bom atendimento

Para atender com eficiência é necessário saber como fazer isso, a seguir separamos alguns pilares essenciais para profissionais que trabalham atendendo o público.

1. Empatia com o consumidor

Não há nada que desanime mais um cliente do que sentir que o atendente não está de fato se irritando com as suas dores e as suas dúvidas.

Por isso, um dos principais pilares de um bom atendimento ao cliente é ter empatia com o próximo e tentar se colocar no lugar dele em todas as situações.

Existem protocolos nas empresas que são muito importantes e devem ser seguidos, mas isso não impede o atendente a se envolver com o cliente de forma profissional.

É necessário ouvir o que o cliente tem a dizer, sem interrompê-lo, e tentar demonstrar empatia com a situação que ele está apresentando.

Criar uma relação amigável com ele e deixar claro que não está ali apenas para vender um produto, mas que deseja ajudá-lo com suas dores.

Quando alguém vai em uma assistência técnica iPhone está procurando por soluções, e espera que as suas expectativas sejam atendidas.

Por isso, seja o mais claro possível e explique tudo o que será feito, seja sincero sobre cada etapa do processo e prometa apenas o que irá de fato ocorrer, isso ajuda a experiência do cliente ser cada vez melhor.

2. Comprometimento com o cliente

O comprometimento é um dos pilares úteis tanto para um atendimento focado nas vendas quanto para um focado no pós-vendas.

Porque quando o cliente está buscando solucionar um problema, ele espera que quem o atenda saiba tudo sobre o produto ou serviço que procura.

Portanto, além de entender o lado do cliente, se comprometer com com significa que você garante que conhece o produto e que ele pode ajudá-lo, explicando exatamente como usar.

Além de deixar claro que está disponível para tirar dúvidas por meio dos canais de atendimento da loja de abertura de fechaduras. Esse tipo de comprometimento ajuda na fidelização de clientes.

3. Atender as necessidades do público

Atender as necessidades do cliente é uma importante regra, pois a maioria quer ser atendido rápido e sem perder tempo, por isso ouça o que ele tem a dizer. 

Não existe uma fórmula pronta para saber o que os clientes precisam, é preciso ter uma boa dinâmica para entender o que ele quer de verdade e ajudá-lo de forma rápida e personalizada.

Faça reuniões com a equipe de atendimento para todos conhecerem situações novas que surgem nos atendimentos e terem uma breve ideia de como ajudar as pessoas naqueles cenários.

4. Organização de prazos

Algo que irrita muito as pessoas é ficar horas e horas em ligação esperando para resolver um assunto importante que só se resolve pelo telefone.

Por isso, um outro pilar do atendimento ao cliente é saber controlar bem o tempo e os prazos, até porque ele não deve ser demorado, mas também deve ter um pouco de atenção, ou seja, um meio termo disso.

Investir em canais de autoatendimento ou até de atendimento automático é uma boa opção para ajudar nesse tempo de espera para ser atendido.

Considerações finais

Sendo assim, entender o que é atender bem o cliente é algo muito importante para qualquer negócio, seja ele de mudanças e carretos, ou qualquer outro segmento.

Uma forma de melhorar cada vez mais esse atendimento é trabalhar os principais pilares dele. Fazer isso com agilidade garante que a empresa se destaque nesse setor como um grande diferencial na equipe.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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