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Tipos de palavras-chave

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A importância do marketing digital é cada vez mais reconhecida em empresas de todos os portes e segmentos. Essa área é responsável por atividades que uma empresa executa no mundo virtual a fim de buscar novos clientes, criar relacionamentos, lançar produtos e desenvolver uma identidade de marca.

Existem diferentes estratégias adotadas pelo marketing digital, tais como inbound marketing e o SEO (sigla inglesa que se refere ao mecanismo de “otimização para motores de busca”). 

Com o intuito de desenvolver uma gestão profissional de seu marketing digital, cada vez mais empresas contratam os serviços de uma boa agência de SEO. Veja mais detalhes sobre a atuação deste tipo de empresa e por que ela é importante!

O que é SEO

A otimização para mecanismos de busca é o grupo de técnicas de otimização voltadas para páginas na web, sites e blogs visando melhorar o posicionamento orgânico deles em plataformas de busca como o Google. O objetivo é gerar tráfego, consolidar a marca como referência em sua área de atuação e construir autoridade no mundo digital.

Ter uma ótima colocação nas páginas de tais buscadores aumenta muito as chances de uma página ser acessada pelos usuários. Páginas mal colocadas em sites como o Google ficam mais difíceis de serem acessadas. Imagina isso em uma escala planetária em um mundo em que, a cada segundo, milhões de pesquisas são feitas por pessoas de todas as áreas do mundo. Isso implica em uma redução considerável da divulgação da empresa e de seus produtos e serviços.

Em cada busca feita pelos internautas, o Google busca organizar os conteúdos em um ranking contendo as melhores respostas que podem solucionar a dúvida ou problema do usuário de forma rápida. Ou seja: os sites que aparecem nas primeiras posições são aqueles que o Google avalia como sendo os melhores para a busca solicitada. 

Dados estatísticos mostram que os internautas confiam nesse ranking: os três primeiros links orgânicos exibidos pelo Google recebem cerca de 30% do total de cliques e 0.78% clica em algum link da segunda página dos resultados. Ou seja: estar na segunda página reduz consideravelmente as chances de um site ser acessado.

Vale lembrar que, diferentemente de links patrocinados ou anúncios publicitários, o SEO consiste em estratégias orgânicas exclusivamente — ou seja, não envolvem compra de mídia. 

Tipos de palavras-chave

Para aparecer bem posicionado em plataformas como o Google, um determinado site deve provar que tem a melhor resposta para a pergunta feita pelo internauta. Ao fazer isso, esse site aparece nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page). Além de oferecer um conteúdo preciso, sites bem colocados também garantem uma fácil usabilidade.

Fazer boas palavras-chave é uma maneira de fazer um bom SEO. No marketing digital, essas palavras são consideradas as principais em um determinado texto ou site. Basta aos internautas digitar palavras-chave para acessar um conteúdo que os ajude a solucionar sua questão ou problema. Tais palavras devem estar presentes em diferentes partes do texto ou página para que sejam consideradas chave pelo Google.

Existem diferentes tipos de palavras-chave, como as de cabeçalho (contendo uma ou duas palavras), de cauda longa (com três ou mais palavras), comerciais (para encontrar sites ou marcas, contendo apenas o nome da marca), informacionais (em que estão presentes perguntas tais como “quais”, “como” e “quando”) e navegacionais (utilizadas para encontrar um determinado site ou local físico específico).

Ao constatar quais são as palavras-chave mais usadas pelos usuários e relacionadas ao seu segmento, as empresas podem desenvolver sites e conteúdos contendo essa palavra-chave para obter um bom posicionamento orgânico nos buscadores. Elas podem conferir quais são as palavras-chave mais usadas por meio de determinadas plataformas que realizam rankings com as palavras-chave mais utilizadas para cada tema.

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