A tecnologia tem desempenhado um papel essencial em todos os segmentos, tornando-se um dos principais expoentes na área de saúde. O segmento tem passado por uma transformação profunda em relação a cuidados médicos e soluções que permitem um relacionamento humanizado com o cliente, o que tem gerado oportunidades no setor.
Como segmento fundamental para a vida humana, a tecnologia para a saúde é bastante ampla. As soluções de saúde digital são importantes tanto para pacientes quanto para médicos. Dois exemplos do bom uso da tecnologia são o prontuário unificado e a abertura de oportunidades na área, como o edital de residência da USP (Universidade de São Paulo).
Quais são as principais soluções de tecnologia na área da saúde?
Existem diversas tendências tecnológicas que vão moldar o futuro da área da saúde. Há soluções para inúmeras áreas, que mostram como a saúde pode avançar em cuidados com pacientes e oportunidades para profissionais e empresas do setor. Confira abaixo quais são as principais soluções tecnológicas para a área da saúde.
Telemedicina
A telemedicina cresceu bastante nos últimos anos, principalmente durante a pandemia de covid-19. A possibilidade de realizar consultas médicas, de forma remota, abre a possibilidade de continuar o tratamento a distância com muita facilidade. Isso é muito mais cômodo para médicos e pacientes, eliminando a necessidade de deslocamento e diminuição de tempo gasto nas consultas.
Big Data
O Big Data é a ferramenta ideal para a análise de dados. No dia a dia, o segmento da saúde lida com um volume enorme de dados e o Big Data tem papel fundamental para coletar, armazenar, categorizar e tomar decisões assertivas com base em dados.
Com essa tecnologia, as empresas do segmento de saúde podem melhorar serviços, humanizar e personalizar tratamentos, prever surtos de doenças e necessidades de saúde da população, de acordo com a idade, as informações demográficas e as condições específicas de saúde.
Prontuário eletrônico
O uso de prontuários eletrônicos é uma das soluções mais importantes na atualidade para o segmento da saúde. Esse sistema abre a possibilidade de digitalização, eliminando arquivos em papel e possibilitando um atendimento personalizado para cada paciente.
Inclusive, um dos principais pontos da Reforma dos Planos de Saúde, que está sendo debatido no Congresso Nacional, é a unificação do prontuário eletrônico entre os setores público e privado de saúde. O prontuário eletrônico permite que o médico possa ter acesso a todo o histórico do paciente, adotando medidas assertivas e diminuindo riscos em tratamentos e procedimentos.
Quais são os principais benefícios da saúde digital para a sociedade?
A tecnologia traz soluções inovadoras para o segmento da saúde, e isso traz diversos benefícios para pacientes e profissionais do segmento. Confira abaixo os principais benefícios da saúde digital.
Maior eficiência operacional
A possibilidade de automatizar processos trazida pela tecnologia é essencial na área da saúde. Isso gera maior eficiência operacional, já que o setor precisa lidar com um grande volume de dados e tomar decisões em um espaço curto de tempo. Com a saúde digital, é possível adotar tratamentos mais assertivos, medir resultados com mais precisão e diminuir custos.
Prevenção e diagnóstico precoce de doenças
Após a pandemia de covid-19, a área da saúde notou a necessidade de usar a tecnologia para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. As soluções tecnológicas permitem uma forma eficaz de identificar padrões e doenças em tempo hábil para controle e direcionamento do sistema de saúde em diferentes estados e cidades.
Maior autonomia para pacientes
Além de permitir um acesso detalhado para os médicos, a tecnologia também traz maior autonomia para os pacientes. Isso porque eles podem ter acesso a todo o seu histórico de saúde pelo computador/smartphone. Dessa maneira, o paciente consegue monitorar a saúde pelo celular e adotar hábitos e cuidados saudáveis para a manutenção da qualidade de vida.
A saúde digital traz diversos benefícios para o desenvolvimento de serviços de saúde mais acessíveis e precisos. A tecnologia possibilita inteligência operacional e mais autonomia para médicos e pacientes.