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Vendarketing: Porque aplicar essa técnica em sua empresa

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O Vendarketing é o termo usado para designar a união entre as principais áreas de uma empresa: o setor de vendas e a equipe de marketing.

O nome não é criação brasileira e já vem do estrangeiro. Em inglês, é aplicado como Smarketing: Sales (Vendas) + Marketing

Aqui no Brasil, o termo pode ser pouco conhecido, mas os frutos são enormes quando bem estudado e aplicado. 

De fato, a empresa que aplicar esse conceito tende a sair na frente da concorrência que não olhar para esse viés.

Os contextos de aplicação são diversos: desde de uma fabricantes de máquinas e equipamentos industriais para o comércio de lanches caseiros. 

Se você não conhece a importância desse termo, fique conosco neste artigo que iremos explicar o que ele significa e porque aplicá-la em sua empresa.

A importância do Verdarketing?

Como já foi mencionado, o Vendarketing é quando tanto o time de vendas quanto o marketing trabalham pensando nos mesmos objetivos. Isso porque é comum que os dois sejam vistos como atividades diferentes e opostas.

No entanto, com a mudança de comportamento do consumidor, sendo cada vez mais exigente e algumas vezes sabendo mais informações que a própria empresa, foi necessária uma mudança de visão.

Essa transformação tem como objetivo aumentar a receita de uma empresa, se tornar uma marca competitiva e que se destaca de outros concorrentes. 

O caminho é fácil de perceber: se toda a equipe possui o mesmo objetivo e trabalha unido, os problemas que possam surgir vão ser facilmente resolvidos e as oportunidades estarão cada vez mais claras.

Nesse sentido, a importância e o Vendarketing se encontram justamente nos objetivos de sempre das empresas: aumentar as vendas. Porém, é claro, esse não é o único benefício. 

Com o pensamento em conjunto, o lucro será facilmente garantido, os leads vão chegar até o fim da jornada já qualificados, e todas as informações necessárias vão ser compartilhadas entre os setores mais importantes da empresa.

Certo, mas como aplicar o Vendarketing? É exatamente isso que vamos tratar nos tópicos abaixo, para que você termine a leitura pronto para reunir as equipes e começar a trabalhar.

Como aplicar o Vendarketing na sua empresa?

Para o processo ficar mais fácil, é importante separar o caminho por algumas etapas. 

Dessa forma, você entenderá a importância de cada uma e conseguirá enxergar o Vendarketing no desenho geral de cada item.

Para chegar até o Vendarketing, a sua marca deve passar pelos seguintes passos:

  • Comunicação única entre as duas frentes;
  • Compartilhamento de todos dados entre as equipes;
  • Estabelecimento de regras para cada setor;
  • Definição de objetivos comuns para os dois setores;
  • Reuniões periódicas.

Agora é hora de passar por cada um dos tópicos listados acima para entender a importância de cada um nesse processo. 

Comunicação entre as duas frentes

Esse é o ponto principal para começar uma estratégia de Vendarketing. Afinal, sem a comunicação entre o setor de vendas e o de marketing, não dá para seguir em frente nem entender os resultados negativos no final do mês.

Enquanto um cuida da imagem da empresa, da divulgação da marca, sabe das reclamações dos leads, entende como o cliente chegou até as vendas, o outro vai pegar esse cliente e fechar uma oportunidade a partir dos dados da jornada.

Sem conhecer suas dores e sua jornada, contudo, a desistência pode chegar mais rápido do que se imagina. 

Considere uma decapagem quimica. Nesse caso, a venda final vai ser realizada da melhor forma se o setor de vendas souber dos dados desse cliente, como ele conheceu o serviço, qual o tipo de uso que ele procura, entre diversos outros fatores.

Compartilhamento de todos dados entre as equipes

Seguindo a mesma linha do campo anterior, tanto vendas quanto marketing devem enviar constantemente os dados de relatórios para os dois times. 

Dessa forma, erros serão corrigidos rapidamente, e os acertos serão potencializados nas próximas oportunidades.

Se os dois, no fundo, possuem os mesmos objetivos, que é de gerar receita para empresa, compartilhar os dados obtidos em cada trabalho é fundamental para alcançar esse fim. 

Quando um funcionário sabe como vai o cenário que ele está impactando, o impacto será maior.

Estabelecimento de regras para cada setor – SLA

Outro ponto que reforça os dois primeiros tópicos mencionados é o SLA, cuja sigla quer dizer “Acordo Livre de Trabalho”. Essa palavrinha é responsável por dizer quais ações e resultados cada área deve alcançar.

Também entra aqui as regras para os pontos de contato entre cada setor, evitando crises, desentendimentos e discussões.

Pensando nisso, cabe ao marketing captar o nome, e-mail, telefone, quantidade de funcionários da empresa, o faturamento e definir as informações que validam o lead para seguir na etapa de vendas.

Já no caso da equipe de vendas, os funcionários devem saber que o contato com o lead será feito até 1 hora da passagem pelo marketing e devem tentar contato 4 vezes antes de descartá-lo totalmente.

Essa regra pode ser aplicada em diversos contextos. Uma empresa de vende máquina de fazer velas preço, por exemplo, deve entender os dados principais do seu cliente antes de fazer com que ele obtenha o orçamento do projeto.

Objetivos comuns para todos os setores

Você já deve ter percebido que o trabalho final será dificultado se o vendarketing não pensar como só um organismo. 

Ou seja, com um só objetivo. No geral, a ideia é gerar mais receita para a empresa, mas também pode variar.

Caso não seja o mesmo, o time de marketing deve pensar em metas que falem a mesma língua do setor de vendas. 

Dessa forma, todos vão trabalhar em conjunto, ainda que separados, para colaborar com o crescimento da empresa.

Reuniões periódicas

Com o Vendarketing já no processo, você precisa fazer com que ele evolua. Para isso, reúna os dois times pelo menos a cada 15 dias para ter certeza que todo mundo está bem alinhado.

Os dados, dúvidas, resultados, informações de leads e muitos outros objetivos podem ser apresentados nessa reunião. Além, é claro, de comparar o quê está sendo apresentado com o andamento geral da empresa.

Vantagens do Vendarketing

Você já sabe a importância e o modo de atingir o Vendarketing, mas quais são exatamente os seus benefícios? Vamos falar um pouco deles agora.

Experiência do cliente

A experiência do cliente é um dado fundamental para que ele possa voltar sempre para a sua empresa. 

Com o marketing e as vendas sintonizados, ele vai sentir que está dentro de um sistema coeso que entende perfeitamente as dores dele.

Caso contrário, com o marketing e as vendas falando discursos diferentes, o cliente pode entender que está comprando de empresas diferentes, por exemplo. 

É com o Vendarketing que esse tipo de situação vai ser evitada.

Aumento dos resultados

Os dados não mentem: de acordo com a pesquisa realizada pelo Aberdeen Group, as marcas que realizaram o trabalho de Vendarketing obtiveram 20% de crescimento em vendas por ano. 

Se a própria ideia parece formidável e atrativa, o número acima somente comprova a teoria. Podemos pensar em diversos campos que tendem a crescer com a união das duas áreas, da venda de roupas de marca para um negócio que oferece avaliação de conformidade.

Análise personalizada das métricas

O empreendedor que vive na internet e já atualiza a sua empresa para os métodos oferecidos pelo marketing digital deve conhecer a potência existente no uso das métricas para avaliar o andamento da empresa.

É muito comum que haja dificuldade na análise dos números e porcentagem denunciados por essas métricas, a depender do tamanho da empresa. Mas se o Vendarketing for aplicado, essa dificuldade será bastante atenuada.

Pense que as equipes principais de trabalho estão alinhadas, trabalham pelos mesmos objetivos e sabem o que está acontecendo nos dois campos. Com isso, interpretar esses dados não será mais uma tarefa tão difícil.

Tenha previsibilidade

Nada melhor para o gestor de uma empresa do que prever como vai ser os próximos meses das campanhas e números de vendas da sua empresa. Isso será facilmente alcançado a partir do Vendarketing.

Os motivos foram listados acima e é fácil de imaginar. Com os dois times bem alinhados, é fácil calcular os próximos ganhos. 

Caso algo de diferente aconteça, será igualmente fácil colocar em prática um plano de recuperação para continuar evoluindo.

Aplique já o Vendarketing na sua empresa

Agora que você já sabe como funciona o Vendarketing, a sua importância, benefícios e como aplicá-lo, é hora de colocar a mão na massa, se reunir com as equipes e mudar o modo de trabalho da sua empresa.

Dessa forma, você verá resultados incríveis e a rotina de todos será muito mais fácil e produtiva, tendo em vista o compartilhamento de objetivos e a comunicação geral dos funcionários.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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